Emoção e casa cheia marcam comemoração de 10 anos da Tecidoteca/UEM

 

Com o auditório lotado, o campus da UEM de Cianorte deu início, na noite da última quarta-feira (05), à programação alusiva ao aniversário de 10 anos da Tecidoteca, um projeto de extensão do Departamento de Design e Moda (DDM), que funciona como uma biblioteca de bandeiras têxteis. Fundada em 2009, por iniciativa do engenheiro têxtil e historiador, Ronaldo Vasques, em parceria com o professor do curso de moda, Fabrício Fortunado, e a bibliotecária do campus, Márcia Paiva, atualmente, a coleção abriga amostras oriundas de diversas localidades do país e até do exterior, sendo considerada a mais abrangente do Brasil.

“Acreditamos que era possível e, cada um, com as potencialidades de sua área e o apoio de inúmeras pessoas, de dentro e fora da comunidade acadêmica, temos alcançado resultados exitosos, que produzem conhecimento e contribuem com a sociedade, que pode fazer consultas ao acervo, tanto físico, aqui na UEM, quanto online, por meio do blog [tecidotecauem.blogspot.com]”, disse o professor Ronaldo, que é o atual coordenador da Tecidoteca, acompanhado pelos cofundadores, Fabrício e Márcia.

A iniciativa foi elogiada pelo diretor do campus, Alessandro da Rocha. “É uma honra contar com este projeto, realizado com tanto profissionalismo e excelência. A atividade extensionista é um dos pilares da universidade e abre horizontes. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou. A solenidade de abertura contou com a exibição de vídeos sobre a Tecidoteca e sua linha do tempo, homenageando aqueles que fizeram parte ou ainda contribuem com o seu desenvolvimento.

A ocasião foi abrilhantada pela apresentação da Orquestra de Câmara da UEM, que também é um projeto de extensão; além da exposição de vestidos de noivas “Da Idade Média ao Contemporâneo”, produzidos por alunos e professores do curso de moda. Na sequência, houve a palestra “Pesquisa e consumo de moda no segmento jeanswear”, ministrada pela estilista Patricia Baldini Saragioto. A programação segue até o sábado (08), com workshops, palestras, mesas redondas e exposições.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: