Em Maringá, Comitê Territorial foca ações no ambiente de negócios para pequenas empresas

Integrantes do Comitê Territorial Terra Roxa se reuniram em plenária no Sebrae/PR, em Maringá, nesta quinta-feira (27), para debater estratégias para melhorar o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas na região. Participaram do encontro representantes de 18 municípios, empresários e sociedade civil.

O principal tema abordado foi a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei 123/2006), que rege sobre o tratamento simplificado, diferenciado e favorecido para os pequenos negócios. “Precisamos trabalhar para colocar cada vez mais em prática a legislação que promove a participação das pequenas empresas em compras públicas, facilita o acesso a crédito e simplifica a abertura de negócios”, destaca o consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni.

O consultor ressalta que graças às ações que vêm sendo realizadas nos últimos anos, os 30 municípios que integram o Comitê estão integrados à Redesim, sistema que simplifica processos para registro, inscrição, alterações e baixas de empresas. “Como no caso da Redesim, os pontos abordados nos encontros são desenvolvidos nos municípios por meio de capacitação de lideranças e também pela inspiração em bons exemplos compartilhados”, explica Gussoni.

Segundo o prefeito de Sarandi, Walter Volpato, o aumento da participação das micro e pequenas empresas locais nas compras públicas de Sarandi, em razão de ações promovidas junto ao Comitê, tem favorecido o desenvolvimento econômico do município. “Incentivamos as pequenas empresas a participar de licitações e estamos trabalhando para que as compras públicas sejam feitas com esses negócios. Assim, o recurso fica no município e potencializa os negócios, e gerando mais empregos e renda?”, diz.

A coordenadora da Sala do Empreendedor de Maringá, Cássia Fátima Mendonça, conta que baseada na troca de experiência com municípios pequenos, serão pensadas estratégias de aproximação com os empreendedores. “Como uma cidade maior, realizamos muitas atividades, mas percebemos que os municípios menores conseguem fazer uma acolhida melhor aos empresários”, comenta.

O Comitê Territorial Terra Roxa foi criado em 2017, proposto pelo Sebrae/PR, para desenvolver o ambiente de negócios para as pequenas empresas. No Paraná, há outros 21 comitês, cinco deles situados na região noroeste – nas regiões de Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte e Umuarama. O movimento é aberto ao ingresso de novos participantes.

Fonte: Agência Sebrae

Compartilhe: