Em Cianorte, mês de maio é marcado por atividades contra o abuso sexual e a exploração de crianças e adolescentes

 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração de Crianças e Adolescentes é celebrado, em todo o país, em 18 de maio. Em Cianorte, nesta terça e quarta-feira (04 e 05 de maio), a Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social, realizou uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O encontro aconteceu no Salão Social da Secretaria de Assistência Social, onde os profissionais receberam orientações sobre o assunto. Por conta da pandemia, o grupo foi dividido em quatro turmas, sendo duas em cada dia.

A campanha municipal traz como tema “O abuso não é brincadeira! E a proteção não é fantasia!”. Na ocasião, os participantes assistiram uma palestra com a Dra. Marília Mitie Yoshida, juíza da Vara da Família, Infância e Juventude da Comarca de Cianorte, que destacou a importância da ação dos profissionais de saúde na luta para proteger as vítimas. “Vocês têm um contato direto com as famílias e são primordiais na detecção de possíveis casos de abuso ou violência. É preciso estar atento ao menor sinal”, ressaltou a magistrada.

Para a secretária de Assistência Social, Aline Kist, a Prefeitura de Cianorte é um modelo de vontade política para o enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente, pois, mesmo com a pandemia, vem conseguindo concretizar o que estava planejado. “Estamos nesta batalha para proteger todas as vítimas que sofrem qualquer tipo de violência e, para isso, contamos com o empenho de todos”, destacou, acompanhada pela secretária de Saúde, Rebeca Galacci.

“É preciso garantir à toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. Essa união de forças nos anima ainda mais a continuar seguindo e buscando soluções para esse enfrentamento. Não podemos esmurecer, e nossa equipe está empenhada em criar estratégias para lutarmos contra este mal”, enfatizou o prefeito, Marco Franzato.

Entre as iniciativas programadas, no dia 18 de maio, será realizada uma mobilização na Praça 26 de Julho, com alguns servidores das pastas envolvidas, para chamar a atenção de toda a comunidade. Também serão veiculados vídeos, produzidos em parceria com a FACEC e o Instituto Farol, por meio de histórias lúdicas, enfatizando a necessidade de participação de toda a população. Em outra ação, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, será disponibilizado para pais ou responsáveis de alunos da rede municipal, estadual, e privada de ensino, um vídeo destacando as formas de identificação dos sinais de violência infantil. Para encerrar, no dia 26 de maio, será proferida uma palestra envolvendo as escolas municipais, com a participação de alguns órgãos que compõem a Rede de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse