Em ação conjunta, policiais militares e civis deflagram Operação Monte Castello em sete cidades do estado

Nesta última sexta-feira (16/07), já no início do dia, em ação conjunta, policiais militares e civis desencadearam a “Operação Monte Castello” nas cidades de Cianorte, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Londrina, Mandaguari, Nova Esperança e Paranavaí.

A Operação iniciou há 6 meses, com o intuito de coibir roubos e crimes relacionados no noroeste do Paraná, além de reprimir organizações criminosas que realizavam esse tipo de delito nas regiões das cidades alvos do cumprimento.

O nome da operação foi dado em alusão à Batalha de Monte Castello, ocorrida no final da Segunda Guerra Mundial, quando tropas aliadas, marcando a presença da FEB (Força Expedicionária Brasileira), enfrentaram o Exército Alemão em busca do avanço no norte da Itália, de forma análoga à organização criminosa investigada, que expandia sua atuação na região noroeste do Estado e que, para o cumprimento dos mandados, demandou a integração das Polícias Militar e Civil, das diferentes áreas, nos esforços para conter a ação da quadrilha.

Durante o período da operação, foram obtidos os seguintes resultados: No dia 23 de março de 2021 um veículo GM Spin foi recuperado em Cidade Gaúcha, após ter sido roubado em Janiópolis/PR. No dia 02 de abril de 2021 um homem e uma mulher foram presos em Cianorte com uma Honda Hornet laranja que havia sido roubada na cidade de Farol/PR. Dois dias depois, em 04 de abril 2021, um homem que estava com um mandado de prisão em aberto e era alvo da Operação, foi preso na cidade de Cianorte. Com ele, ainda foi apreendido um revólver Cal.38 com 05 munições intactas. No dia 13 de abril de 2021 um homem foi preso, na cidade de Paranavaí, com uma motocicleta furtada e um revólver Cal.32 com 03 munições intactas. Por fim, no dia 14 de abril de 2021, cinco homens foram presos em flagrante, em Cianorte, por envolvimento num roubo na cidade de Jussara/PR, quando eles fizeram uma família refém, subtraíram dois veículos e diversos pertences das vítimas. Na ação, contando com o apoio dos policiais militares do 4º BPM, todos os bens levados foram recuperados. Nesta mesma da, um homem foi preso em Maringá, sendo que o mesmo foi identificado como sendo cunhado de um dos alvos, com uma Motocicleta furtada.

E, por fim, na última sexta-feira (16/07), com a deflagração da Operação Monte Castello, que contou com 56 policiais militares e 50 policiais civis, foram cumpridos 20 (vinte) Mandados de Busca e Apreensão e 10 (dez) Mandados de Prisão expedidos pelo Excelentíssimo Senhor Dr. Murilo Conehero Ghizzi, Juiz de Direito da Comarca de Cidade Gaúcha.

Ao todo foram cumpridos os 10 mandados de prisão e, durante os Mandados de Busca e Apreensão, 02 pessoas (duas mulheres de 24 anos de Paranavaí) foram presas em flagrante delito por tráfico de drogas.

Desses cumprimentos, foram retirados de circulação 01 Pistola Cal. 9mm Llma (com 01 munição), 01 Revólver Cal. 38 Taurus (com 04 munições), 25,1g de substância análoga ao Crack (divididos 31 unidades prontas para venda e 03 maiores para fracionamento), 01 balança precisão, além de R$ 100,00 em espécie. Foram recuperados 01 aparelho celular e 01 televisor produtos de roubo. Além disso, foram apreendidos 17 aparelhos celulares, 01 Televisor, 01 Vídeo game Ps3, 01 aparelho de som JBL, 01 Gps, 01 Dvd Automotivo, 01 Relógio Technos prata, 03 Perfumes, 01 Aliança de Ouro com o nomeada, 01 Flash de câmera, 01 Serra Makita, 01 Lixadeira Mondial, 01 aparelho de solda, 01 chaveiro, além de diversos documentos, todos sem procedência e condizentes com objetos levados nos delitos.

As pessoas presas durante a Operação Monte Castello são responsáveis por pelo menos 14 roubos investigados nas cidades de Cianorte, Cidade Gaúcha, Floraí, Palotina, São Carlos do Ivaí, Rondon, Toledo, Paraíso do norte, Janiópolis, Farol, São Manoel do Paraná, Jussara e Tamboara. Os indivíduos tinham como modus operandi o roubo a residências e a subtração, principalmente, de veículos.

Por fim, cabe ressaltar mais uma vez a importância da participação da comunidade para os resultados positivos obtidos, a qual pode continuar auxiliando o serviço da Polícia Militar e Civil através do repasse de informações pelo Disque Denúncia 181, Telefone 190 ou diretamente aos policiais, pois o combate a tais ilicitudes continuará em todo Estado do Paraná.

Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse