Eleitores de Cianorte farão recadastramento biométrico

justica eleitoralNas eleições de 2016 os municípios que compõem as zonas eleitorais 88 e 149 deverão contar com o sistema biométrico. Para isso, será realizado ainda em 2015 o recadastramento de aproximadamente 73 mil eleitores dos municípios de Cianorte, Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná e São Tomé.

Segundo as informações Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, o Projeto Biometria 2015 pretende levar o sistema a 79 novos municípios do estado. Para iniciar o projeto o presidente do TRE-PR, Desembargador Jucimar Novochadlo, juntamente com a Diretora Geral Dra. Ana Flora França e Silva e o Secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Valcir Mombach, se reuniu, nos dias 05 e 06 de março, com Prefeitos, Juízes eleitorais e chefes de cartórios nos municípios de Colombo, Almirante Tamandaré, Pinhais e Piraquara, todos Região Metropolitana de Curitiba, para tratar de assuntos relacionados aos trabalhos de revisão biométrica.

Segundo o TRE-PR o projeto Biometria 2015 será organizado em duas fases. Na primeira, os eleitores serão chamados para se cadastrar entre maio e setembro, e na segunda, de outubro a janeiro do próximo ano. Ao final, o Paraná contará com quase 65% de seu eleitorado apto a votar em urnas biométricas.

REGIÃO – Para realizar o recadastramento biométrico, o Fórum da Justiça Eleitoral de Cianorte deverá receber novos equipamentos, entre eles leitores biométricos e câmeras fotográficas. Além disso, os servidores deverão passar por um treinamento específico.

O recadastramento biométrico será obrigatório a todos os eleitores das cidades pertencentes a 88ª e 149ª Zona Eleitoral, mesmo para aqueles cujo voto é facultativo, como os analfabetos, os que têm 16 e 17 anos e mais de 70 anos. Caso o eleitor não compareça ao recadastramento em seu domicílio eleitoral, terá o seu Título cancelado.

Para que efetuar o recadastramento os eleitores deverão levar o título de eleitor, RG, CPF e um comprovante de residência. Durante o recadastramento biométrico, os eleitores também poderão fazer a transferência de seu título. Segundo o TRE-PR para que o sistema biométrico seja implantado nas próximas eleições é preciso que 80% dos eleitores façam o recadastramento eleitoral.

Vale destacar, que os eleitores que tiverem seus títulos cancelados, não poderão tirar passaporte ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), participar de concursos públicos, assumir cargos após aprovações em concursos, entre outras restrições.

O SISTEMA – O uso do Sistema Biométrico nas eleições foi adotado com a finalidade de tornar o processo eleitoral mais seguro, já que a biometria (no caso a verificação da impressão digital) permite um melhor controle na identificação do eleitor, impedindo que durante o pleito uma pessoa se passe por outra, uma vez que não existem duas impressões digitais iguais.

O recadastramento biométrico também dispõe de recursos para atendimento às pessoas com dificuldades ou limitações para identificação digital. A marcação pode ser feita por todos os cidadãos, independentemente de suas condições.

MUNICÍPIOS – Segundo o TRE-PR, o Projeto Biometria 2015 será implantado em 79 municípios paranaenses, sendo eles: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Bocaiúva do Sul, Cambé, Cambira, Campina do Simão, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Candói, Cascavel, Colombo, Foz do Jordão, Guarapuava, Itaperuçu, Lindoeste, Novo Itacolomi, Ouro Verde do Oeste, Paranaguá, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Sabáudia, Santa Tereza do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Toledo, Tunas do Paraná, Turvo, Agudos do Sul, Amaporã, Araucária, Bituruna, Bom Sucesso do Sul, Campo Mourão, Carambeí, Castro, Cianorte, Contenda, Cruz Machado, Douradina, Enéas Marques, Farol, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, General Carneiro, Imbaú, Indianápolis, Itapejara d’Oeste, Janiópolis, Japurá, Jussara, Lapa, Luiziana, Mandirituba, Manfrinópolis, Maria Helena, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí, Pato Branco, Perobal, Porto Vitória, Santa Terezinha de Itaipu, São José dos Pinhais, São Manoel do Paraná, São Tomé, Sarandi, Tamboara, Telêmaco Borba, Tijucas do Sul, Umuarama, União da Vitória e Vitorino.

Texto e foto: Juliano Secolo/Folha

Compartilhe: