Educação faz planejamento para ações de aprendizagem criativa

Secretaria Estadual de Educação do Paraná; Cursos para técnico dos núcleos regionais para apresentar o SEED LAB. 26-04-18. Foto: Hedeson Alves

A Secretaria de Estado da Educação reúne em Curitiba, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), assessores pedagógicos em tecnologias educacionais dos 32 Núcleos Regionais de Educação para elaborar o planejamento de oficinas de aprendizagem criativa e construcionismo nas escolas da rede estadual de ensino. Os cursos de formação continuada nas escolas serão organizados por cada um dos Núcleos Regionais ao longo do ano letivo.

Os profissionais participam de oficinas de Estúdio Criativo (Aprendizagem Criativa), Robótica livre – descomplicando a programação, Modelagem e Impressão 3D. “É uma oportunidade de aprender e poder repassar aos nossos colegas metodologias tecnológicas de aprendizagem pensando no protagonismo dos alunos”, disse a técnica do NRE de Maringá, Sheila Lima Mendes.

A ideia é que o professor tenha um posicionamento de mediação da aprendizagem e que o papel principal fique com o estudante, que vai desenvolver a atividade e, partir das soluções que ele encontrar, o professor vai desenvolver o conteúdo das disciplinas vinculadas a essas atividades”, explicou Sheila.

Ao final do evento, cada Núcleo Regional de Educação receberá kits com materiais e soluções desenvolvidas pelo Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria da Educação que possibilitam o aprofundamento nas temáticas trabalhadas durante as oficinas. “São kits educacionais que podem ser explorados na introdução à metodologia científica e que vão colaborar para que o aprendizado obtido pelos estudantes se transformem em conhecimento científico”, disse o chefe do departamento, Eziquiel Menta.

Objetivo do planejamento é promover a reflexão das políticas de tecnologia educacionais da Secretaria da Educação relacionadas às tecnologias nas escolas, além de acompanhar as tendências interacionais e elaborar maneiras que possam promover inovação nas escolas e proporcionar aos alunos um ambiente mais propício para aprendizagem.

Dessa maneira, o objetivo é levar aos professores e alunos novas formas de ensinar e aprender por meio das tecnologias educacionais”, reforçou a coordenadora de tecnologias educacionais, Eguimara Selma Branco.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: