Edital seleciona coordenadores para centros de escrita nas universidades estaduais

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançou processo seletivo para coordenadores dos novos centros de escrita (writing centers) universitários. Ao todo, são ofertadas oito vagas, no âmbito do programa Academic Writting And Research Development (Award).

Operacionalizados pelo Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR, os espaços serão implantados nas sete universidades estaduais – Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar), além da própria UFPR.

De acordo com o assessor da Divisão de Informações e Relações Internacionais, Luis Paulo Gomes Mascarenhas, a produção de trabalhos científicos exige o domínio de diferentes competências e habilidades.

“Uma das premissas a serem observadas é a compreensão de que a escrita acadêmica deve ser técnica e objetiva. Isso se acentua ainda mais na elaboração de trabalhos para periódicos internacionais”, afirma.

Os coordenadores dos novos centros de escrita vão assumir um papel de liderança, auxiliando pesquisadores, professores e estudantes dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, na revisão e elaboração de trabalhos e artigos científicos, especialmente para publicações internacionais.

Entre as várias atribuições, também serão responsáveis pelos processos seletivos e treinamentos de bolsistas (estudantes), pela condução de reuniões e pelo relacionamento institucional com as universidades onde os centros de escrita serão implantados. As atividades terão duração de um ano com recebimento de uma bolsa mensal, no valor de R$ 1.030,00.

SELEÇÃO

O processo seletivo considera três etapas, sendo a primeira classificatória e as demais eliminatórias: tabela de pontuação, constando a experiência acadêmica dos candidatos; avaliação de carta de interesse; e entrevista.

Os candidatos devem ser professores de uma das universidades participantes do programa, com vínculo permanente com a respectiva instituição.

Os interessados devem se inscrever até 18 de julho, enviando os documentos por e-mail para capaufpr@gmail.com (informar no assunto da mensagem Processo Seletivo Coordenador Award).

As entrevistas serão agendadas para o período entre os dias 19 e 29 de julho. Os candidatos selecionados serão notificados até 30 de julho. Já a apresentação de recurso poderá ser feita entre 30 de julho e 3 de agosto. O resultado final da seleção deve ser divulgado no início de agosto.

Os aprovados na seleção deverão participar de um treinamento de duas semanas, previsto para o mês de agosto. Os candidatos selecionados que não realizarem esse treinamento serão automaticamente desclassificados. O edital e outras informações estão disponíveis AQUI.

CENTROS DE ESCRITA

Anunciada em maio deste ano, a criação dos centros de escrita é resultado de parceria entre a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a UFPR, com apoio da Embaixada Americana no Brasil. O objetivo é ampliar a inserção internacional de pesquisas inovadoras desenvolvidas no Estado.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Banner Edplants, Acesse