Ecossistema do Médio Noroeste concorre ao Prêmio Nacional da Inovação

Classificação veio na categoria Estágio Inicial; Paraná tem oito selecionadosO Prêmio Nacional da Inovação (PNI), considerado o maior na área de inovação do Brasil, definiu os semifinalistas da premiação. O Ecossistema de Inovação Médio Noroeste avançou como semifinalista na categoria Estágio Inicial – a região noroeste do Estado também tem o ecossistema local de Maringá entre os semifinalistas.

O objetivo do PNI é incentivar e reconhecer esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas e nos ecossistemas de inovação brasileiros. Ecossistemas passaram a ser reconhecidos no prêmio este ano, nas categorias Estágio Inicial, Desenvolvimento e Consolidado.

Os ecossistemas são ambientes compostos por diferentes atores que promovem articulação, interação e cooperação entre eles, estimulando iniciativas e redes de relacionamento que fomentam ações, com foco no benefício mútuo e, principalmente, na inovação. Para participar do prêmio, os ecossistemas precisaram comprovar a implementação de ações, iniciativas e redes de relacionamento que evidenciam o fortalecimento dessa rede.

O Sistema Regional de Inovação (SRI) do Médio Noroeste foi inscrito no prêmio poucos meses após seu lançamento, em outubro de 2021. É responsável por liderar as ações no setor nos 12 municípios da região: Cianorte, Tapejara, Tuneiras do Oeste, Terra Boa, Jussara, São Tomé, Japurá, Indianópolis, São Manoel do Paraná, Rondon, Cidade Gaúcha e Guaporema.

“O SRI passou a organizar de forma sistemática e a propor ações de inovação. Uniu todas as pontas e agora já tem seu trabalho reconhecido. É uma grata surpresa para nós, é uma evidência de que estamos no caminho certo, termos ficado entre os 15 ecossistemas que vão para a fase final do prêmio”, declara Valtemar Sartorelli, consultor do Sebrae Paraná, instituição membro do SRI.

A prefeita de Japurá e coordenadora geral do SRI, Adriana Polizer, ressalta que o SRI envolve representantes do comércio, indústria, educação, poder público e diversos outros setores, favorecendo ações pelo desenvolvimento de todo o território Médio Noroeste.

“Nosso propósito é buscar formas de inovação pensando no desenvolvimento de todos os municípios. No SRI, contamos com pessoas comprometidas e capacitadas com esse objetivo, o que acaba de ser reconhecido com a classificação nessa premiação. É uma honra estar à frente deste trabalho”, comenta Adriana.

Semifinalistas paranaenses

O PNI recebeu 63 inscrições na categoria Ecossistemas de Inovação, dessas 58 atenderam os requisitos e 17 foram selecionadas para a próxima fase, sendo oito do Paraná. Além de dois ecossistemas da região noroeste, foram classificados na categoria Estágio Inicial o Habitat de Inovação Avança Araucária; na categoria em Desenvolvimento, os ecossistemas de inovação de Londrina e Guarapuava; e na categoria Consolidado, o Vale do Pinhão – Ecossistema de Inovação de Curitiba e SRI Iguassu Valley – Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná.

O PNI é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae.

Membros SRI Médio Noroeste

Os membros do SRI são as prefeituras de Cianorte, Japurá, Tapejara, Jussara, São Tomé, São Manoel do Paraná, Cidade Gaúcha, Rondon, Tuneiras do Oeste e Terra Boa. Entre instituições e empresas, fazem parte do grupo o Sebrae Paraná, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unipar, Unicampo, Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), Sicoob, Gebon Sorvetes, Polpanorte, Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (FACEC), Associação Comercial e Industrial de Terra Boa (Asciterra), Associação Comercial Empresarial e Agrícola de Tuneiras do Oeste (Acito), Noroeste Garantias, NM Arquitetura e Engenharia, ACIT, Nutec Cianorte, 4Connect Coworking, HIGI AR Soluções, OSG Tecnologia, Ideia Soluções, Result TI, Camdal Aluguel de Carros, Supermercado Noely, Evol Soluções, Marknet Unopar/CEEP, Log Sistemas e Eduardo Pacheco Advocacia.

ResponderResponder a todosEncaminhar
Banner Edplants, Acesse