Drive Thru de brinquedos marca início da campanha Paraná Piá

Uma longa e animada fila de carros, todos equipados com bolas, bonecas e os mais diferentes e coloridos brinquedos, deu início à campanha solidária Paraná Piá. O primeiro evento de arrecadação foi um Drive Thru organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, nesta última sexta-feira (11), em frente ao Palácio Iguaçu.

A campanha arrecada brinquedos, novos ou usados (em bom estado), para serem distribuídos em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. Os presentes serão doados a crianças de 0 a 12 anos, internadas ou em tratamento ambulatorial pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentro da rede de hospitais públicos do Paraná.

A iniciativa é da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS), do Governo do Estado, e tem a participação da primeira-dama Luciana Saito Massa.  “A expectativa é conseguir arrecadar um bom número de brinquedos e levar um pouco mais de amor, carinho e esperança para as crianças do Paraná. É um recado para que elas nunca deixem de sonhar”, afirmou Luciana, que é presidente do Conselho de Ação Solidária do Estado.

Ela destacou que, além das incertezas de quem está passando por um tratamento de saúde dentro do hospital, o momento delicado, em meio à pandemia do novo coronavírus, amplia a inseguranças dos pequenos. “A criança teve de mudar muito a rotina por causa da pandemia. E precisar ser hospitalizado aumenta o medo de todos, da criança e dos familiares. A ideia é levar um pouco mais de alegria para a criançada, fazê-las acreditar que é possível”, ressaltou a primeira-dama.

As doações podem ser feitas até o dia 4 de outubro, nas Coordenadorias da Defesa Civil espalhadas pelo Paraná. Pela manhã, das 8h às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 17h30. Os servidores públicos ainda têm a opção de fazer a doação diretamente nos órgãos em que estão vinculados.

“Mas a campanha é aberta para a participação de toda população. Quando mais gente doar, melhor”, reforçou Luciana. A intenção é começar a distribuição dos presentes a partir de 10 de outubro.

PADRINHOS

Um dos quatro padrinhos da campanha, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, contou que os servidores fizeram uma grande mobilização de arrecadação. Além disso, destacou ele, as cinco vinculadas ao órgão – Paranacidade, Comec, Cohapar, Pred e ConCidades – também contribuíram para ampliar o número de brinquedos.

“Estamos todos muito felizes. É um brinquedo que significa amor, esperança de dias melhores e da cura para quem está em tratamento. Um aconchego para eles”, afirmou Ortega. Os demais padrinhos do Paraná Piá são Leandro Moura, diretor-presidente da Celepar; Raul Siqueira, controlador-geral do Estado; e Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes. Todos eles organizarão eventos de arrecadação de brinquedos, para crianças de diferentes idades, nas próximas semanas.

TIME MOBILIZADO

Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson Santos disse que todo o time foi mobilizado para que a campanha possa alcançar o maior número de pequenos paranaenses. “É algo muito positivo, você percebe e felicidade no engajamento dos servidores. Parece que todos voltam a ser crianças”, destacou.

Rubiane Xavier Dias, que trabalha no departamento de Recursos Humanos da Comec, estava com o carro carregado de presentes. Um pouco para meninos e outro tanto para meninas. “Todo mundo veio colaborar com a ideia, com a iniciativa da primeira-dama de fazer uma criança feliz”, disse.

Para mais detalhes, acesse www.justica.pr.gov.br/Noticia/Campanha-Parana-Pia

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse