Dr. Valdir Dantas é empossado como novo delegado distrital do CRECI-PR

Solenidade também foi marcada pela entrega de credenciais a 10 novos corretores de imóveis

Na noite da última terça-feira (17), durante evento realizado no Hotel Gold Man, o corretor de imóveis e advogado Dr. Valdir Dantas foi empossado como novo delegado distrital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (CRECI-PR). A solenidade também contou com uma palestra sobre “Exercício Ilegal da Profissão” e entrega de credenciais a 10 novos corretores.

A solenidade contou com a presença do Presidente em exercício do CRECI-PR Luiz Celso Castegnaro; do Superintendente do CRECI-PR Luiz Carlos Ribeiro; e da Delegada do CRECI-PR de Maringá Mariza Marutaca.

O evento foi aberto com a palestra ministrada pelo Coordenador de Fiscalização Executiva do CRECI-PR, Izaias Rodrigues Aquino. Ele falou sobre a profissão do corretor de imóveis que surgiu oficialmente em 1936, no processo 22.431/1936, sendo regulamentada em 1962 através da Lei 4.116/62 e alterada posteriormente pela Lei 6.530/78. Durante sua fala ele também abordou a ética na profissão e sobre o exercício ilegal da profissão.

“Para atuar como corretor de imóveis não basta ter o diploma, é preciso estar registrado junto ao CRECI, caso contrário está exercendo ilegalmente a profissão, pois o Decreto Lei 81.871/78 em seu artigo 1º determina que ‘o exercício da profissão de Corretor de Imóveis somente é permitido ao possuidor de título de técnico em Transações Imobiliárias inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis da juridisção’.”, ressaltou Izaias.

Ele também falou sobre o trabalho que o CRECI tem feito na fiscalização de pessoas que exercem ilegalmente a profissão já que esses casos são tidos pela lei como contravenção penal. Na ocasião foram apresentados dados desta fiscalização, sendo que foram registrado em todo o Paraná: 319 contravenções em 2016; 557 em 2017; e em 2018 já foram 80 encaminhamentos por exercício ilegal da profissão. Em Cianorte foram denunciados 5 contraventores em 2016 e 2 em 2017.

O Superintendente do CRECI-PR Luiz Carlos Ribeiro destacou a importância do evento: “Tivemos a palestra sobre ‘Exercício Ilegal da Profissão’ para esclarecer como o CRECI faz essa fiscalização. Nós passamos estatísticas sobre o que está acontecendo na região em relação a isso e também falamos como podemos prevenir e combater o exercício ilegal da profissão em nossa categoria.”

Já o presidente em exercício do CRECI-PR Luiz Celso Castegnaro disse estar contente com a receptividade em Cianorte. “Aproveitamos esse evento para fazer uma prestação de contas do que o nosso Conselho e o departamento de fiscalização tem feito até o momento. A maneira como estamos atuado ao fiscalizar tanto os que trabalham legalmente, quanto os que exercem a profissão ilegalmente. Também mostramos os resultados de nosso trabalho, já que desde 2015, nossa fiscalização mudou o sistema de autuar, hoje nós não multamos mais quem exerce a profissão ilegalmente, é feita uma constatação pelo agente fiscal que após passar uma avaliação do departamento jurídico é encaminhada à autoridade policial, para que o caso seja investigado e encaminhado para a Justiça, onde essa pessoa passa a responder por uma contravenção, como determina a lei.”

Após a palestra foi dado posse ao novo delegado distrital de Cianorte, Dr. Valdir Dantas, que agradeceu a todos os presentes. “Agradeço a todos que estiveram aqui hoje. Vamos trabalhar como uma extensão do CRECI aqui em Cianorte, ajudando na fiscalização e auxiliando os corretores para que tenhamos uma harmonia, para que todos nós ganhemos trabalhando em parceria.”, destacou.

Em seguida foi realizado o juramento e entrega das credenciais para 10 novos corretores de imóveis. Segundo o CRECI-PR, Cianorte conta hoje com mais de 100 corretores inscritos na instituição e cerca de 20 pessoas jurídicas (empresas) todos aptos a realizar negócios imobiliários.

O evento também contou com uma homenagem ao corretor João Zeferino Ribeiro por seus 43 anos no exercício da profissão como corretor credenciado do CRECI. Houve também uma homenagem a Suzana Brugin, na ocasião representada por seu filho Cláudio, pelos serviços prestados à entidade, nos últimos anos, como delegada distrital.

MERCADO IMOBILIÁRIO

Na oportunidade o presidente em exercício do CRECI-PR Luiz Celso Castegnaro falou positivamente sobre a a perspectiva de crescimento do mercado. “O CRECI é um órgão fiscalizador mas somos muito positivos em relação ao mercado imobiliário, eu costumo fazer uma comparação bem simples: o mercado imobiliário, a aquisição da casa própria é como uma necessidade básica, você precisa morar, precisa se vestir, precisa se alimentar, se você não mora no que é seu, você irá morar de aluguel ou morar com alguém. Então o mercado imobiliário, ele é um campo que não tem fim, nós temos uma perspectiva muito positiva. Essa semana ainda tivemos uma notícia muito boa, que a Caixa Econômica Federal aumentou o financiamento de imóveis usados de 50% para 70% e reduziu os juros. Então a gente tem certeza, que ainda hoje, o melhor investimento que existe é no mercado imobiliário, e acreditamos que o setor só tende a prosperar.”, afirmou o o presidente em exercício do CRECI-PR Luiz Celso Castegnaro.

Compartilhe: