Divisão de Cultura inicia processo de informatização da Biblioteca Municipal

Em Cianorte, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Paulo de Moraes Barros Neto, instalada no imóvel que foi a primeira sede da Prefeitura, na Avenida Brasil, nº 605, está passando por reorganização. O acervo, composto por mais de 10 mil obras escritas, está sendo revisado, classificado e, em alguns casos, recuperado para fazer parte de um novo sistema de disposição e gerenciamento.

Segundo a chefe da Divisão de Cultura, órgão responsável pela gestão do local, Paulla Braz Neves, os trabalhos visam preparar o acervo para a informatização, um passo importante em termos de acessibilidade e controle dos empréstimos. “A proposta é instalar um software gratuito, utilizado com êxito em diversos municípios do estado e do país, que possibilita, além do cadastro das obras para melhor administração interna, serviços pela internet para os usuários, como pesquisa, renovação de prazo e lista de reserva, encerrando o uso dos fichários com anotações no papel”, destacou.

A ação conta com servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o apoio de voluntários, como a professora Maudi Shirlei Poli, que também é acadêmica do curso de Biblioteconomia. A previsão para catalogação e reorganização é de aproximadamente um ano. “Trata-se de um trabalho minucioso, feito a cada livro, para que o acervo físico reflita com assertividade os dados a serem inseridos no sistema”, salientou a chefe da Divisão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Cianorte

Banner Edplants, Acesse