Diromilho Cocamar encontra a melhor colheita de milho em Doutor Camargo

Durante visita do Giromilho Cocamar ao município de Doutor Camargo na manhã quarta-feira (5/8), para avaliar lavouras de milho, o cooperado Jorge Pedro Frare disse que a expectativa em relação à colheita é das melhores. “Minha média nos últimos anos tem ficado em 260 sacas por alqueire, mas neste ano passa de 300”, comentou. Na linguagem em hectare, ainda não muito praticada pelos agricultores na região, o volume deve aumentar de 107,4 para além de 124 sacas, lembrando que a média do município varia de 82,6 a 90 sacas/hectare.

O Giromilho é patrocinado pela empresa Pioneer com o apoio da concessionária Zacarias Chevrolet.

Assistido pelo técnico Fernando Smith, da Cocamar, Frare cultiva 120 hectares, dos quais 50% próprios e a outra metade arrendada. Para esta safra ele investiu mais em adubação de base e cobertura e estima que os custos diretos e indiretos para produzir milho sejam de no máximo 54 sacas por hectare. “Nunca tivemos uma produção tão boa como essa”, frisou o produtor, que cultiva milho há duas décadas.

Ele lembra que faltou chuva ao longo de 30 dias durante a fase de desenvolvimento, de 12 de abril a 12 de maio, mas voltou a chover na hora certa, afetando pouco o potencial produtivo da lavoura.

“Os produtores que estão se profissionalizando e investindo em tecnologias, como é o caso do Sr. Frare, vão se manter competitivos. Este é um ano que mostra essa realidade, quem investiu está agora colhendo os frutos”, citou o técnico Fernando Smith.

Para o gerente da unidade da cooperativa em Doutor Camargo, Carlos Bortot, uma boa safra de milho de inverno, como a que vem sendo colhida, fortalece a economia do município e ajuda o produtor a renovar sua frota de maquinários, “fundamental para ele evoluir e, ao final, ter mais rentabilidade nos próximos anos.

SUCESSÃO

Jorge Pedro Frare conduz seus negócios em companhia do filho Luiz e, no dia a dia, os netos Pedro e Jorge, crianças ainda, estão sempre por perto, pedindo para subir nas máquinas e já demonstrando que gostam do ambiente agrícola e devem seguir a profissão da família.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cocamar

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse