Diretores de escolas estaduais de cinco regiões do Estado participam de capacitação

Cerca de 500 diretores e diretores auxiliares de escolas estaduais participam, em Curitiba, de uma nova etapa do Gestão em Foco, seminário de capacitação promovido pela Secretaria da Educação do Paraná. Desta vez, além de profissionais da Capital, participam gestores das regiões Noroeste, Centro-Oeste, dos Campos Gerais e Norte Pioneiro. A abertura do evento, que tem duração de três dias, aconteceu nesta segunda-feira (27).

“O Gestão em Foco é uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento e integração entre os diretores de todo o Estado. A programação diversificada, mesclando formações e atividades culturais, demonstra a nossa preocupação em proporcionar a todos os gestores da educação uma vivência mais rica e completa”, disse a secretária da Educação, Lucia Cortez, na abertura das atividades.

Durante três dias os profissionais vão participar de atividades pedagógicas práticas em espaços culturais da Capital, como o Museu Oscar Niemeyer, e no Parque da Ciência, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é que os gestores relacionem as atividades de imersão com a construção do currículo de suas escolas e percebam a importância das aulas de campo como metodologia para articulação entre currículo, ciência e cultura.

CRONOGRAMA

Até 20 de setembro 2.387 servidores vão participar dos seminários. O primeiro grupo de estudos se reuniu entre 13 e 16 de agosto. O segundo encontro iniciou nessa segunda-feira (27) e encerra na quinta-feira (30). O terceiro grupo participa da formação entre 3 e 6 de setembro. Já quarto e quinto grupos se reúnem de 10 a 13 e entre 17 e 20 de setembro, respectivamente.

Os encontros têm duração de 25 horas divididas em cinco turmas que trabalharão questões relacionadas ao direito à educação como princípio a ser garantido no espaço escolar e os princípios da gestão democrática na organização do trabalho pedagógico. Além de diretores, participam chefes, coordenadores e técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação e servidores da pasta.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: