DICAS PARA MANTER UM SORRISO SAUDÁVEL

O seu sorriso é seu cartão de visitas, portanto dentes mal cuidados afetam o visual, podem deixar a pessoa com vergonha de sorrir, causam mau hálito e acabam comprometendo muito os relacionamentos pessoais. Isso sem falar que a saúde bucal muitas vezes reflete a saúde geral, portanto, você não estará saudável se não tiver boa saúde bucal.

Um sorriso saudável pode estar ao alcance de todos, e ter um sorriso bonito e sem doenças não implica em grandes investimentos em tratamentos dentários ou de estética, mas sim hábitos de vida saudáveis, algumas medidas de prevenção de saúde oral e visitas, pelo menos anuais ao Dentista. Pensando nisso, listamos 10 dicas para você cuidar da sua saúde oral e melhorar seu sorriso:

1. Cuidado com o desgaste excessivo dos dentes, e evite range-los. O bruxismo é uma doença e deve ser identificada e tratada para evitar mais desgastes.

2. Realize cuidados preventivos diários de higiene oral para evitar doenças de gengiva e perda óssea. A profilaxia (limpeza) feita pelo profissional deve ser freqüente.

3. Substitua as restaurações comprometidas antes que provoquem problemas. Restaurações com infiltração podem provocar cárie, sensibilidade, dor e problemas no canal do dente.

4. Substitua as próteses com desgaste e/ou infiltração. As dentaduras com mais de 5 anos devem ser avaliadas para verificar a necessidade de troca. Já as próteses fixa, podem apresentar infiltração, má adaptação, ou comprometimento estético.

5. Clareie seus dentes com descoloração. Dentes manchados ou escurecidos quando clareados rejuvenescem muito a pessoa.

6. Ausência de dentes deve ser substituída. Implante, prótese fixa ou removível, não importa como, mas todos os dentes ausentes devem ser substituídos.

7. Procure correção para sua mordida. Dentes tortos, mal posicionados devem ser corrigidos através de tratamento ortodôntico.

8. Cuidado com hábitos nocivos. Nunca mastigue gelo, abra bebidas com os dentes, ou roer as unhas pode trazer prejuízo para seus dentes e sua mordida.

9. Evite hábitos que desgastam o esmalte de seus dentes como escovação muito vigorosa e uso de produtos “milagrosos”.

10. Visite seu dentista regularmente para avaliação e limpeza dos tártaros.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse