Dia “D” de vacinação contra a gripe acontece no próximo sábado em Cianorte

Todas as unidades de saúde, inclusive as dos distritos, atenderão das 8h às 17h. Campanha deve imunizar 21 mil pessoas

Para mobilizar todo o país no combate à gripe, o Ministério da Saúde promove, neste sábado (09), o “Dia D” da vacinação contra a doença. Em Cianorte, a ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, que preparou um esquema especial de trabalho para atender o público-alvo. Todas as unidades de saúde do município, inclusive as dos distritos de São Lourenço e Vidigal, prestarão o serviço das 8h às 17h, sem pausa para o almoço.

A 3ª fase da campanha tem como público-alvo as crianças de seis meses às menores de seis anos de idade, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães que estejam em até 45 dias pós-parto (puérperas) e portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica), bem como a comunidade prisional, os povos indígenas, e os professores. No total, a estimativa é de que 9.385 pessoas deste público sejam imunizadas.

A vacinação dos professores, tanto da rede pública, como da privada, ocorrerá no Colégio Estadual Igléa Grollmann, localizado na Rua Prudente de Moraes nº 175, das 08h30 às 17h, local especialmente preparado pela Secretaria Municipal de Saúde, com uma estrutura para evitar aglomeração. Os profissionais devem apresentar a Declaração assinada pela direção da instituição de ensino que atua, a carteirinha de vacinação e um documento com foto.

“Além dos grupos da 3ª fase, todas as pessoas que ainda não se imunizaram e que fazem parte dos outros grupos prioritários, também devem procurar as unidades de saúde. A vacina é gratuita e garante proteção contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B. Para receber a imunização, lembramos aos adultos que é necessário apresentar os devidos documentos, como a identidade e a carteirinha de gestante. Também é essencial que não esqueçam a caderneta de vacinação das crianças”, alertou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas. A campanha, que começou no dia 23 de março, segue até o dia 22 de maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: