Desmitificando alguns mitos sobre o Aparelho Ortodôntico

Quando um paciente chega para uma consulta e diz que está insatisfeito com sua mordida, a sua grande preocupação são os comentários negativos sobre o uso do aparelho ortodôntico. A grande maioria dos comentários não condiz com a realidade. Então vamos derrubar alguns mitos sobre o uso do aparelho ortodôntico, e tranquilizar você que precisa fazer uso desse importante acessório para correção da sua mordida e de toda a estética dental de forma geral.

O maior mito é que você não poderá comer mais nada do que gosta. Eu costumo dizer que você não precisa cortar de vez da sua vida os seus alimentos preferidos, contudo, alguns cuidados devem ser tomados, até porque mesmo sem aparelho e se você for roer osso de alguma carne que você gosta, o risco de quebrar seu próprio dente é grande. Os alimentos mais duros devem ser cortados em pequenas partes para evitar danos aos braquetes. Eu aconselho a evitar alguns alimentos mais duros como pipoca, amendoim, roer osso de carne, mas se a vontade for inevitável, faça com cuidado, coma com calma e mastigue bem devagar. Além disso, a higienização completa após todas as refeições deve ser seguida rigorosamente.

Outro mito é que você não poderá mais praticar esportes durante o uso do aparelho. Podemos dizer que o uso de aparelho fixo não atrapalha os treinos esportivos. A única recomendação é em relação aos esportes de contato, como lutas, futebol, basquete, pois requerem mais cuidados. Mas nem por isso você terá que parar de praticar tais esportes. Importante lembrar que os protetores bucais já são indicados durante qualquer prática esportiva, e para quem faz tratamento ortodôntico, esse acessório pode ser usado.

Talvez um dos mitos mais antigos seja o de que aparelho ortodôntico não combina com óculos. Se você também usa óculos, não se preocupe com isso, afinal, o aparelho ortodôntico se tornou um acessório, assim como os óculos, com variações de modelos e para todos os gostos. Os aparelhos podem ser prateados, coloridos, transparentes ou até mesmo invisíveis como os de safira. Então, um não tem nada a ver com o outro e ambos podem conferir estilo ao seu visual.

Outra preocupação dos pacientes é se os dentes ficarão manchados. Os dentes só ficam manchados caso você descuide da higiene bucal enquanto faz o tratamento ortodôntico. Acontece que o esmalte dental saudável é liso e brilhante. Se a limpeza oral for deixada de lado, os dentes podem ficar manchados por causa da ação de ácidos produzidos pela placa bacteriana que descalcificam o esmalte. Ou seja, a melhor prevenção é escovar os dentes corretamente durante todo o período.

Com o uso do aparelho a higiene bucal vai ficar mais difícil? Talvez essa seja a única verdade com relação aos mitos sobre o uso do aparelho ortodôntico. O único fator mais chatinho é o acúmulo de restos alimentares entre os braquetes. Mas as mesmas regras para quem não utiliza aparelho valem para quem usa, ou seja, fio dental, escova e enxagatório são importantes ferramentas para uma boa higienização. Tomando cuidados básicos de higiene oral, você terá sucesso durante o seu tratamento e ficará livre de qualquer problema, e com seus dentes perfeitos.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: