DESCUBRA COMO AS LENTES DE CONTATO PODEM MUDAR SEU SORRISO

A valorização de um sorriso esteticamente agradável faz com que nós Dentistas, busquemos cada vez mais alternativas de tratamento para modificar e melhorar a aparência dental. Em busca desse sorriso perfeito, a maior novidade dos últimos tempos e que tem aumentado os tratamentos restauradores são as chamadas lentes de contato dentais.

Inicialmente, devemos entender que a lente de contato dental é um laminado confeccionado com cerâmica odontológica (porcelana) especialmente desenvolvida para o recobrimento estético dos dentes. São ultra finas e resistentes aos impactos da mastigação, e sua espessura mínima pode chegar a apenas 0,3 mm e ainda assim oferecer baixo risco de fraturas ou descolamentos.

A porcelana imita muito bem o esmalte dental em todas suas características de estética e dureza. A espessura tão fina permite desgastes dentais menores, preparos mais conservadores que vão preservar mais estrutura dentária. Com técnica apurada, com caracterização dos dentes de forma artesanal e natural, em um trabalho conjunto do dentista com o técnico de prótese, o resultado pode ser impressionante.

As indicações mais comuns são as modificações de forma ou cor em dentes razoavelmente alinhados e em boas condições. São os tratamentos mais utilizados nos sorrisos de modelos e artistas famosos. Podemos citar ainda várias outras indicações como por exemplo: fechamento de pequenos diastemas (espaços), erosão de esmalte, dentes lascados, dentes levemente escurecidos, pequenos desgastes, reabilitações em dentes com restaurações antigas, mudanças discretas na cor dos dentes, mudança no contorno dentário, camuflagem de restaurações e harmonia do sorriso. Outra boa indicação são dentes pequenos e lingualizados (inclinados para dentro), pois quase não necessitam de desgaste dental.

Entretanto, a indicação da lente de contato de porcelana deve ser precedida de uma análise do caso e a constatação da real necessidade deste tratamento, pois o bom senso é fundamental, já que a conservação de estruturas dentárias é um dos objetivos.

Na contramão da beleza, da durabilidade e da tecnologia empregada às lentes de contato, temos percebido “celebridades” com sorrisos artificiais, muito brancos, opacos, sem translucidez, com dentes quadrados, muito grandes e fora de um padrão estético aceitável.

Dentes muito brancos com aparência de peças de porcelana de banheiro, sob o meu ponto de vista, não são naturais e não ficam bonitos esteticamente. É necessário senso artístico, caracterização, forma e harmonia. Por exemplo, naturalidade implica em dentes caninos um pouco mais amarelados que os outros dentes, por exemplo, pois a odontologia estética deve buscar imitar o natural e não pintar tudo de branco.

Devemos também entender que há algumas contra indicações para as lentes de contato, pois devido à pequena remoção de estrutura dentária, há um limite na possibilidade de correção do sorriso. E, em alguns casos, a lente de contato pode dar ao sorriso uma aparência volumosa, já em dentes muito escurecidos ela não consegue esconder, já em pacientes que apresentam hábitos para-funcionais, como bruxismo ou apertamento elas podem fraturar.

Em resumo, podemos dizer que a lente de contato é mais um mecanismo para reabilitação de casos em que envolve estética, e desde que bem planejada pode trazer resultados muito significativos, devolvendo ou conquistando o sorriso dos sonhos.

Banner Edplants, Acesse