Deputado Jonas Guimarães acompanha solenidade de entrega de veículos do Ministério do Desenvolvimento Social para a agricultura familiar

Parlamentar também recebeu prefeitos e lideranças da região em seu gabinete

Na manhã desta segunda-feira (18), o deputado estadual Jonas Guimarães acompanhou – junto à governadora Cida Borghetti e o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame – a solenidade de entrega de 25 veículos destinados às Centrais Públicas de Recebimento e Distribuição da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Os carros servirão de apoio à logística e à comercialização de alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que atende os agricultores familiares.

O investimento de R$ 1,1 milhão faz parte do contrato de repasse assinado em 2014 entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e que prevê ainda de R$ 8,3 milhões para compra de kits de modernização das centrais de 105 municípios paranaenses. Além dos carros, está prevista a entrega de caminhões, lavadoras de alta pressão, pallets e monoblocos.

Um dos municípios contemplados foi São Manoel do Paraná, representada na solenidade pelo prefeito Agnaldo Trevisan e pelo Presidente da Câmara, Tonicão.. “Agradecemos ao deputado Jonas Guimarães pela intermediação junto ao Governo do Estado em prol da nossa cidade e de toda nossa região”, disse o prefeito Agnaldo Trevisan.

Cida ressaltou ainda que os investimentos para a modernização da agricultura familiar geram emprego e renda no campo. “É muito importante que a área tenha investimento constante para que as pessoas se fixem no campo e desenvolvam a cultura local, gerando emprego e renda para a comunidade”, afirmou.

Praticamente todas as semanas estamos entregando recursos e mais recursos aos municípios da nossa região. Tudo isso é fruto de responsabilidade fiscal, que possibilita os investimentos necessários. A agricultura é o mais importante setor do nosso Estado, e tem um peso importante na balança comercial do país. Registramos nossos agradecimentos à governadora Cida Borghetti e a todo seu Secretariado”, disse o deputado Jonas Guimarães.

O ministro do Desenvolvimento Social afirmou que apoiar a agricultura familiar significa ajudar na manutenção de um dos elos importantes do Brasil. “Hoje, 80% dos alimentos consumidos no país são provenientes da agricultura familiar. Entregar equipamentos para facilitar o escoamento da produção é estratégico para o Governo, para economia e para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Beltrame.

O secretário de Agricultura do Paraná, George Hiraiwa, explicou que os veículos serão distribuídos aos municípios de acordo com planejamento do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado, que levou em consideração os principais produtores de alimentos para a merenda escolar e aqueles que ainda não têm assistência técnica apropriada. “Os produtores vão ganhar mais assistência e agilidade na entrega dos seus produtos”, disse.

Estiveram presentes na solenidade a Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal; o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico; o Secretário de Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa; o Chefe da Regional da Seab de Cianorte, Francisco Cascardo; prefeitos, vereadores e lideranças de toda a região.

VISITAS E ENTREGA DE KITS ESPORTIVOS

Nesta terça-feira (19), o deputado Jonas Guimarães recebeu em seu gabinete em Curitiba o prefeito do município de Boa Esperança, Wenderson Aparecido dos Santos, acompanhado do vereador Mião e do ex-vereador Nico Eloi. As autoridades visitaram o gabinete para agradecer ao deputado pelos recursos liberados e pelo apoio dado ao município de Boa Esperança.

O deputado Jonas Guimarães entregou ainda às autoridades de Boa Esperança, kits esportivos, provenientes da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, contendo bolas, camisas e outros materiais esportivos para competições amadoras. “Temos de investir nas nossas crianças e nos nossos adolescentes. O esporte é de suma importância não só sob o ponto de vista da saúde, mas também afasta as drogas dos nossos jovens”, disse o deputado.

Posteriormente, a assessoria do deputado encaminhou as autoridades até o Paraná Cidade, para tratar da liberação de recursos indicados pelo deputado Jonas Guimarães.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Deputado Estadual Jonas Guimarães

Compartilhe: