Depen passa a integrar permanentemente o Centro de Comando da Segurança Pública

Servidores do Departamento Penitenciário do Paraná passaram a integrar, de forma efetiva, as forças de segurança que atuam no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria da Segurança (CICCR). Os agentes penitenciários vão fornecer informações sobre a execução penal e a rotina das unidades prisionais para auxiliar no combate ao crime organizado.

Segundo o vice-diretor do Depen, Luiz Francisco da Silveira, o departamento já auxiliava em casos que envolvessem presos em monitoramento eletrônico. Agora, essa atuação será ampliada com a presença diária dos servidores na rotina do CICCR.

“Essa é uma importante conquista para o Depen. Temos servidores altamente treinados, com acesso em tempo real às imagens das unidades prisionais do Estado, assim como informações penitenciárias com perfil e histórico dos indivíduos. Todos esses dados podem auxiliar na investigação e elucidação de crimes”, afirmou.

O assessor de segurança do Depen, Alisson Andrade, disse que os agentes penitenciários vão atuar de forma rotativa, para garantir presença constante no CICCR. Segundo ele, todos são lotados na Assessoria de Segurança do Departamento e foram devidamente preparados para atuar com as novas demandas.

“Nossos servidores conhecem as características de todas as unidades prisionais do Estado, possuem acesso irrestrito aos nossos bancos de dados, além treinamento em inteligência, gerenciamento de crise, entre outros. Eles poderão atuar em conjunto com as demais forças na melhoria da segurança do nosso sistema prisional e de toda a sociedade”, explicou.

CICCR

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) foi estruturado em 2014 para dar suporte técnico para a Copa do Mundo do Brasil, mas foi planejado para ter caráter permanente para as ações de segurança pública no Estado do Paraná.

O CICCR é composto por profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros/DefesaCivil e guardas municipais. A estrutura integra aproximadamente 800 câmeras distribuídas por todo o território paranaense, inclusive nas regiões de fronteira.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Banner Edplants, Acesse