Cuidados contra o câncer de mama: 7 mudanças no corpo que exigem uma mamografia

World Breast Cancer Day Concept,health care - woman wore white t-shirt with Pink ribbon for awareness, symbolic bow color raising on people living with women's breast tumor illness

A oncologista Emanuella Poyer, do Centro de Oncologia do Paraná, explica alterações que exigem atenção, formas de prevenção e alerta: “em 2021 serão 66,2 mil novos casos no Brasil”

O grande consenso entre especialistas em oncologia é que toda forma precoce de detecção de um câncer aumenta as chances de cura. No caso do câncer de mama, durante o Outubro Rosa, o Centro de Oncologia do Paraná alerta para uma desinformação perigosa: o autoexame de toque não é suficiente para assegurar que se está livre da doença, que em 2021 totalizará 66,2 mil novos casos segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O valor representa um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.

“O autoexame, recomendado a partir dos 20 anos de idade com periodicidade mensal, é uma alternativa para pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) e que necessitam esperar, às vezes, por meses por uma mamografia”, diz Emanuella. “No entanto, ele não tem 100% de eficácia e jamais deve substituir o exame clínico, que deve ser feito a cada 2 anos pelas mulheres que chegam aos 30 anos de idade. Há, sim, indícios a que todas as mulheres devem ficar atentas para agendar uma mamografia fora desse prazo, que garante 97% de acerto nos diagnósticos de câncer de mama”.

A palpação das mamas entre o 4º e 6º dia após o fim do fluxo menstrual é a essência do autoexame, explica Emanuella. Esse gesto deve ser realizado em frente ao espelho: a mulher deve observar se há deformação ou alteração no formato das mamas, abaulamentos ou retrações e feridas ao redor do mamilo. “Durante o banho ou deitada, é necessário tentar sentir a presença de caroços nas mamas, axilas e observar se há secreção nos mamilos”, alerta.

Nódulo ou caroço

“É um dos principais a indicar o sintoma de um câncer, mas nem sempre significa, já que infecções e cistos também geram nódulos”.


Secreção de líquido pelo mamilo

“O mamilo pode secretar sangue ou um líquido quando o câncer de mama está se instalando no organismo. No caso de odor forte, o sinal de alerta é ainda maior”.

Alteração do tamanho da mama

“O tumor do câncer pode deformar os tecidos mamários, o que faz a mama crescer, por conta de inchaço, ou mesmo diminuir, por retração de tecido”.

Vermelhidão
A vermelhidão na pele ou na aréola da mama, ocasionalmente, pode representar alguma infecção ou inflamação, mas também consta como um sintoma do câncer de mama”.

Inchaço e nódulos nas axilas

“Caso parecido com a vermelhidão: pode ser apenas uma inflamação ou infecção, mas também é um indício do tumor. Consulte sempre um especialista, em qualquer alerta”.

Afundamento do mamilo

“A inversão do ângulo do mamilo pode representar o surgimento de um tumor atrás da aréola, em uma localização específica. Nesse caso, o afundamento ocorre por conta do tumor puxar internamente essa área do corpo”.

Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja.

“A alteração da textura da pele da mama, com uma semelhança de ‘casca de laranja’, é um dos principais sintomas do câncer inflamatório. Isso ocorre porque obstrui os vasos sanguíneos na região e, assim que observado, um médico deve ser procurado urgentemente”.

Sobre o Centro de Oncologia do Paraná

Desde 1991, o Centro de Oncologia do Paraná se dedica ao tratamento do câncer, priorizando um atendimento exclusivo, sempre atualizado e com ênfase no relacionamento médico-paciente. Conta com um corpo clínico qualificado, com profissionais especializados na área de cancerologia, incluindo cirurgia oncológica, vídeo-cirurgia, oncologia clínica, mastologia, oncologia pediátrica, e oncologia ginecológica. Possui uma equipe multidisciplinar com especialistas em dermatologia, ginecologia, mastologia, urologia, hematologia, farmacêuticos, nutricionistas e psicóloga.

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Cuidados contra o câncer de mama: 7 mudanças no corpo que exigem uma mamografia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*