Consórcio que reúne 397 prefeituras dá posse a novo presidente e aprova orçamento para 2019


Em reunião realizada nesta terça (18), o conselho deliberativo do Consórcio Paraná Saúde, órgão formado por 397 prefeituras paranaenses, aprovou seu orçamento para o ano de 2019. No total, serão mais de R$ 145 milhões, entre recursos federais, municipais e do Governo do Estado.

Durante a reunião, aconteceu também a posse do novo presidente da entidade, o prefeito de Balsa Nova, Luiz Cláudio Costa, e dos conselheiros Amauri Dissenha e Nerilda Aparecida Penna, prefeita de Arapoti.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que através do consórcio as prefeituras conseguem fazer a programação, compra e distribuição de 160 medicamentos da assistência farmacêutica básica, além de insumos e materiais médico-hospitalares, como seringas, agulhas, luvas, sondas, gaze, algodão, esparadrapo, entre outros itens.

“O consórcio permite a redução dos custos das prefeituras associadas, uma vez que a compra conjunta e em maior escala pode diminuir significativamente o valor gasto com os materiais. É uma forma de tratar os recursos públicos com responsabilidade e eficiência”, destaca o secretário.

HISTÓRICO

Foi com a finalidade de otimizar os recursos da assistência farmacêutica básica que, em junho de 1999, os municípios do Paraná, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, constituíram o Consórcio Paraná Saúde. Hoje, com 397 municípios associados, dos 399 do estado, o Consórcio vem efetuando a aquisição dos medicamentos elencados na Assistência Farmacêutica Básica, preservando a autonomia de cada município na seleção e quantificação dos medicamentos de suas necessidades, a cada aquisição.

Banner Edplants, Acesse