Conselho Tutelar tem 52 disputando cinco vagas em Cianorte

conselho2

A votação para eleger os cinco novos conselheiros tutelares de Cianorte acontece no próximo domingo (4), entre 8h e 17h, no Centro Social Urbano (Cianorte), Rainha da Paz (Vidigal) e Codecol (São Lourenço), sendo conduzida pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A disputa local tem 52 candidatos e acontecerá também em todo o país por meio de voto secreto e facultativo da população.

Os eleitos para trabalhar no Conselho Tutelar serão responsáveis por promover e proteger os direitos das crianças e dos adolescentes. “São aqueles que têm a missão de zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É importante que os eleitores escutem as propostas, avaliem e escolham aquele candidato que melhor os representa”, explica a chefe da Divisão dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Cristina Bertoli Pires.

Para concorrer à função, cada candidato precisou atender a requisitos básicos estabelecidos pelo ECA, como ter reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos, experiência com atividades ligadas à criança e ao adolescente, bem como residir no município há pelo menos dois anos. No total, concorrem ao pleito 52 candidatos para o quadriênio 2016/2019.

Para efetivar o voto, será necessário que o eleitor apresente seu documento com foto, título de eleitor e esteja em dia com a Justiça Eleitoral. “Outro ponto importante é frisar que cada cidadão deve votar no seu próprio colégio eleitoral. Por exemplo, quem vota em Vidigal deve comparecer lá”, completa Maria Cristina.

Após homologação do resultado, os eleitos passarão pelas devidas capacitações e assumirão os cargos em janeiro de 2016. A escala de trabalho é de 40 horas semanais, englobando plantões. Para isso, os eleitos receberão a remuneração de R$ 2.896,46 que será reajustada conforme o índice anual concedido aos servidores municipais.

Texto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Conselho Tutelar tem 52 disputando cinco vagas em Cianorte"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*