Confira os principais requerimentos e indicações dos vereadores nesta semana

Ao todo, na última sessão ordinária – realizada na segunda-feira, 30 de outubro – 24 Requerimentos, 7 Indicações e 1 Projeto de Lei foram apresentados.

AUTORIA CONJUNTA – TODOS OS VEREADORES

Através do requerimento 646, os vereadores solicitam ao diretor-presidente da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Omar Akel, a fim de que adote medidas para que sejam removidos da Proposta de Mudança e de Adequação do Regulamento Geral dos Serviços de Água e Esgoto do Paraná – que está sendo debatida em audiências públicas pelo estado – os termos que tratam da tarifa mínima de água e da instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação que antecede os hidrômetros (Natal). Já no requerimento 647, os parlamentares registram Voto de Parabéns ao Tribunal de Justiça do Paraná, Sistema Fecomércio, Prefeitura e demais apoiadores, pela realização do Programa Justiça no Bairro em Cianorte – nos dias 27 e 28 de setembro – no Complexo Esportivo da Unipar (Silvio). E no requerimento 660, eles registram Moção de Repúdio à ação discriminatória sofrida pelo advogado Flávio Rodrigues dos Santos – no dia 25 de setembro – em Maringá (Victor).

Já os vereadores Adailson Carlos Ignácio da Costa – Dadá (PROS) e Sergio Mendes de Almeida -Mendes(PSB), no requerimento 645, eles solicitam o arquivamento do Projeto de Lei 511/2017-C, o qual insere o item 3 – no artigo 126 – da Lei Municipal 2.746/2006.

Através do requerimento 655, os Vereadores Dirceu Silveira Manfrinato (Avante), João Alexandre Teixeira (sem partido), Natal Artieri Fagnani – Natal Reis (Cidadania) e Victor Hugo Davanço (Rede), convidam o prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno, a ocupar a tribuna livre na sessão ordinária de 7 de outubro, às 19h, a fim de discorrer sobre a distribuição de próteses auditivas – ocorrida em 25 de setembro de 2019 – no Auditório da Prefeitura Municipal de Cianorte. Já no requerimento 656, eles solicitam à Secretaria Municipal de Saúde, que informe de onde são provenientes os recursos financeiros para o programa de distribuição de próteses auditivas realizadas em 25 de setembro do corrente ano, se existe alguma Lei Municipal que tramitou para liberação de recursos para a compra das próteses e qual a participação da Secretaria Municipal de Saúde no desenvolvimento do programa.

Na indicação 601, os Vereadores Dirceu Silveira Manfrinato (Avante) e Victor Hugo Davanço (Rede) sugerem à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a inclusão da Avenida Paraíba – sobretudo no trecho compreendido entre a Avenida Mato Grosso e o Largo da Independência – nas próximas etapas de recape asfáltico.

ADAILSON CARLOS IGNÁCIO DA COSTA – DADÁ (PROS)

O vereador – no requerimento 644 – solicita o arquivamento do Projeto de Lei 01/2019-B, o qual cria o Projeto “Educação Inteligente” na cidade.

DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO (AVANTE)

No requerimento 654, o parlamentar solicita à Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) – antiga Santa Casa de Cianorte, que informe o número de internações e óbitos registrados por aquele estabelecimento hospitalar de junho a setembro de 2019.

JOÃO ALEXANDRE TEIXEIRA (SEM PARTIDO)

No requerimento 652, o vereador convida o secretário municipal da Agricultura, Abastecimento e Fomento Agropecuário, Georges Robert Charron Junior, a ocupar a tribuna livre na sessão ordinária de 21 de outubro, às 19h, a fim de discorrer sobre a campanha “Cianorte mais Saudável”. Já no requerimento 653, o parlamentar registra Voto de Parabéns aos organizadores do Circuito “Vou de Bike” – realizada em 29 de setembro – em Cianorte.E no requerimento 640 e na indicação 600, ele solicita e sugere à Secretaria Municipal de Esporte, respectivamente, que informe como se dá o agendamento para utilização e se há cobrança e como é feito o pagamento nas quadras de grama sintética nos bairros e demais quadras de esporte de Cianorte; bem como a reserva de algum trecho de via da cidade – devidamente sinalizada, em horário determinado após às 18h – para o treino e prática do ciclismo.

JOSÉ APARECIDO DA SILVA – ZEZÃO (DEM)

Autor do Projeto de Lei 060/2019-A, o qual cria o Sistema Cicloviário em Cianorte, que contribui para o desenvolvimento da mobilidade sustentável e a redução de gases poluentes emitidos por veículos automotores, como incentivo ao uso de bicicletas para transporte na cidade. No requerimento 651, o vereador solicita à Companhia Paranaense de Energia Elétrica, a mudança de localização do poste de energia que se encontra instalado na calçada em frente à escadaria da Capela São Sebastião, localizada na Avenida Amazonas esquina com a Rua Tocantins. Já na indicação 597, o parlamentar sugere à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a vistoria no viaduto Hercílio Vicente de Souza, na Avenida Goiás, e no Ferroduto da Avenida Maranhão, a fim de realizar os serviços de conservação necessários como medida preventiva de acidentes. E na indicação 599, ele sugere à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a revitalização da Praça Benedito Pereira Goulart, compreendida entre a Avenida Amazonas e Ruas Tocantins e Sorocaba.

MARCIA PEREIRA (PSD)

A vereadora – no requerimento 615 – solicita à Diretoria de Trânsito, que informe quando será realizada a revitalização da sinalização viária no perímetro urbano do Distrito de Vidigal, conforme indicação anterior. Já na indicação 586, ela sugere ao Executivo Municipal, a instalação de ar condicionado na Capela Mortuária Jorge Caldeira de Moura, no Distrito de Vidigal.

SERGIO MENDES DE ALMEIDA – MENDES (PSB)

No requerimento 657, o parlamentar solicita à Secretaria de Serviços Públicos, que informe se estão previstos serviços de recuperação do pavimento da Ciclovia Valter Peternella, conforme sugerido em diversas indicações anteriores. Já no requerimento 658, o vereador solicita à Secretaria de Meio Ambiente, que informe se está prevista a adoção de novas medidas para evitar atropelamento de animais silvestres nas vias públicas às margens do Parque Cinturão Verde, principalmente, na Avenida Makio Sato, de acesso ao Jardim Atlântico e região.

SILVIO FERNANDES – SILVIO DO PÁTIO (MDB)

Através do requerimento 643, o vereador solicita à Diretoria de Trânsito, que informe se foram realizados estudos, a fim de estabelecer mão única em toda a extensão da Rua Wilson Mendes da Silva, conforme indicação anterior.

VICTOR HUGO DAVANÇO (REDE)

No requerimento 659, o parlamentar solicita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que informe se existe planejamento para asfaltamento da estrada de ligação entre Cianorte e Jussara (continuação da Rodovia Vereador José da Silva) e quais os prazos. E na indicação 602, ele sugere à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a construção de um Portal Ecológico com projeto paisagístico na entrada da cidade via PR-082 – proximidades da Praça Rotary – agregando ao projeto o Mirante Ecológico.

SERVIÇO

Facebook: Câmara Municipal de Cianorte

Youtube: Câmara Cianorte

Acesse as proposições dos vereadores no site: www.camaracianorte.pr.gov.br, na aba Legislativo > Processo Legislativo

Fonte: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Cianorte

Compartilhe: