Confira os principais requerimentos e indicações dos vereadores nesta semana

Durante a última sessão ordinária, realizada na segunda-feira, 10 de fevereiro, os vereadores cianortenses apresentaram ao todo 20 Requerimentos e 29 indicações.

Em autoria conjunta de todos os vereadores, o requerimento 49, solicitam à Divisão de Saúde Mental, que informe as atividades desenvolvidas no exercício de 2019 para combate ao suicídio, assim como as previstas para 2020. Além disso, sugerem a realização de audiências públicas sobre o tema (João Alexandre). E na indicação 66, eles sugerem à Diretoria de Trânsito estudos para implantação de meios de controle de velocidade na Avenida José da Silveira, no trecho entre o Tiro de Guerra e a Capela Mortuária Mario Gustalla (Victor).

ADAILSON CARLOS IGNÁCIO DA COSTA – DADÁ (PROS)

Autor da indicação legislativa nº 1/2020, a qual solicita ao Executivo Municipal o encaminhamento de projeto de lei, a fim de que o Poder Executivo autorize a cessão do uso da quadra nº 1-A, Zona 4, à Associação da Feira do Produtor de Hortifrutigranjeiros de Cianorte. Nos requerimentos 41 e 42, o vereador solicita à Secretaria de Serviços Públicos, que encaminhe o cronograma da obra de pavimentação asfáltica, respectivamente, da estrada de ligação de Cianorte até a Estrada Rodeio (São Tomé) e da Estrada Curuá entre a PR-323 (Cocamar) e a Estrada Itajú. Já no requerimento 16, ele solicita à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que informe sobre a atual situação do projeto para iluminação da Estrada Alba e para quando está prevista a execução. E na indicação 52, o parlamentar reitera sugestão anterior à Diretoria de Trânsito, a fim de executar estacionamento no canteiro central da Avenida Edson de Lima Souto – entre as Ruas Aracaju e São Salvador – Zona 2.

DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO (AVANTE)

O vereador – através do requerimento 39 – solicita à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que informe para quando está prevista a instalação ou reforma dos toldos no prédio do Centro Municipal Infantil Aidê Eugênio Biazzi, no Conjunto Moradias Marselha.

JOÃO ALEXANDRE TEIXEIRA (REPUBLICANOS)

No requerimento 43, o vereador solicita à Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, que encaminhe o cronograma de obras de ampliação da rede coletora de esgoto na cidade em 2020, assim como informe se estão sendo cumpridas as metas estabelecidas no Plano Municipal de Saneamento Básico (Lei 4.932/17). E na indicação 61, ele sugere à Diretoria de Trânsito, que promova melhorias na sinalização de trânsito no cruzamento da Avenida Atlântica esquina com a Rua Ademar Guerra – que dá acesso à Escola Municipal Lucia Moro – no Residencial das Araucárias.

JOSÉ APARECIDO DA SILVA – ZEZÃO (DEM)

O parlamentar – no requerimento 50 – solicita à Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que informe sobre o cronograma para a realização de roçada e limpeza dos terrenos de sua propriedade na cidade. Já no requerimento 52, ele solicita à Secretaria Municipal de Saúde, que informe se existe alguma Unidade Básica de Saúde não contemplada com ar-condicionado nas salas de recepção e espera e, em caso afirmativo, informar quais as unidades que ainda não foram atendidas, bem como o andamento do processo para implantação do mesmo. E no requerimento 53, o vereador solicita ao Executivo Municipal, que informe se está previsto o encaminhamento de projeto de lei no qual altera o artigo 161 da Lei Municipal 1.267/1990 – Regime Jurídico Único, a fim de que inclua a possibilidade de o servidor público municipal se ausentar do serviço por um dia – tendo sua ausência justificada – quando do falecimento de parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau (tio, genros e sogros), conforme indicação anterior.

MARCIA PEREIRA (PSD)

Através dos requerimentos 33 e 40, a vereadora solicita ao Executivo Municipal que informe, respectivamente, se foi desenvolvido projeto para ampliação da rede de iluminação pública na Estrada Taboão e para quando está prevista a execução; bem como para quando está prevista a construção de salão comunitário no Distrito de São Lourenço, conforme indicação anterior. Já na indicação 10, a parlamentar reitera sugestão anterior à Secretaria de Saúde, a fim de que agilize a lotação de médicos ginecologistas e pediatras na Unidade Básica de Saúde do Distrito de Vidigal. E na indicação 51, ela reitera sugestão anterior à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a fim de pavimentar toda a extensão da Estrada Rodeio.

NATAL ARTIERI FAGNANI – NATAL REIS (CIDADANIA)

O parlamentar – através do requerimento 47 – solicita à Diretoria de Trânsito, que encaminhe a relação de multas lavradas nas proximidades do cemitério municipal no dia 02 de novembro de 2019 (finados), em decorrência de estacionamento irregular.

SANTINA BUZO (MDB)

No requerimento 30, a vereadora solicita à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que informe se existe projeto de revitalização da Praça Rui Barbosa, na Zona 2. E na indicação 44, ela sugere ao mesmo órgão, que instale iluminação no centro da Praça Francisco Kanô, onde estão instalados os ornamentos arquitetônicos.

SERGIO MENDES DE ALMEIDA – MENDES (PSB)

Através dos requerimentos 44 e 45, o parlamentar solicita ao deputado federal sargento Fahur (PSD), a contemplação, respectivamente, de R$ 700 mil para a construção de quadra esportiva coberta na Escola Lúcia Moro, também solicita o mesmo valor para a construção de quadra esportiva coberta na Escola Municipal Paula Dreer Nogueira. Já na indicação 55, ele sugere à Secretaria Municipal de Educação e Cultura para, além da ampliação em andamento, a construção de mais três salas de aula na Escola Municipal Lucia Moro.

SILVIO FERNANDES – SILVIO DO PÁTIO (MDB)

Na indicação 46, o vereador reitera sugestão anterior à Secretaria de Educação, a fim de alterar para Avenida Ceará, o portão de entrada da Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierrez. Já nas indicações 47 e 56, o parlamentar sugere à Diretoria de Trânsito, respectivamente, a instalação de lombada na Rua Pampulha – em frente ao CMEI Helena Cioffi – no Jardim Verdes Campos; e a revitalização da sinalização em frente aos estabelecimentos de ensino e centros municipais de educação infantil, incluindo faixas de pedestres, vagas do transporte escolar e para pessoas com deficiência. E na indicação 59, ele sugere à Secretaria de Saúde, que afixe no interior da UPA Faustino Bongiorno aviso sobre os horários de atendimento das farmácias próximas à UPA, principalmente, as que funcionam com os horários estendidos.

VICTOR HUGO DAVANÇO (REDE)

No requerimento 51 – de autoria conjunta com o vereador Natal – solicita ao Executivo Municipal, que informe se fiscaliza a efetivação do Estatuto do Pedestre (Lei Municipal 4.068/2013), afim de garantir o acesso e a locomoção com segurança pelas vias da cidade, bem como se existe algum plano para adequação de calçadas baseado no Estatuto do Pedestre. Já nas indicações 64 e 65, ele sugere ao Executivo Municipal, respectivamente, o recape asfáltico ou micropavimentação nos seguintes trechos: Rua Monte Castelo, entre a Rua Padre Theobaldo Blume e Rua Curitiba, e na Rua Padre Theobaldo Blume, entre a Rua Monte Castelo e Rua 19 de Dezembro; bem como a criação da Coordenadoria de Proteção Animal na cidade. E na indicação 63, sugere à Prefeitura juntamente com o Governo do Paraná, a fim de que realizem a manutenção e revitalização dos canteiros à margem da Rodovia PR-323 – com o nivelamento e urbanização do local – no trecho entre as Avenidas Paraíba e Pernambuco.

SERVIÇO

Facebook: Câmara Municipal de Cianorte

YouTube: Câmara Cianorte

Instagram: Câmara Cianorte

Acesse as proposições dos vereadores no site www.camaracianorte.pr.gov.br na aba Legislativo > Processo Legislativo

Fonte: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cianorte

Compartilhe: