Conferência Municipal sobre a Revisão do Plano Diretor é realizada em Cianorte

 

Nesta quinta-feira (14), no auditório da Prefeitura, está sendo realizada a Conferência Municipal sobre a Revisão do Plano Diretor – o qual foi atualizado pela última vez em 2006 e deve ser realizada a cada dez anos, conforme estabelece a Lei Nacional nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades) – com o objetivo de debater e aprovar os produtos finais do Plano de Ação e Investimentos.

O presidente da Câmara Municipal de Cianorte, Silvio Fernandes – Silvio do Pátio (MDB), ressalta a importância da revisão do Plano Diretor de Cianorte. “Para que Cianorte tenha um crescimento e desenvolvimento ordenado nos próximos 10 anos, é fundamental um bom plano diretor para a cidade. Agora, o projeto será encaminhado à Câmara Municipal para a análise de todos os vereadores, durante o tempo necessário, nas comissõese, na sequência, será votado em dois turnos”, salienta acompanhado dos vereadores Adailson Carlos Ignácio da Costa – Dadá (PROS) e Victor Hugo Davanço (Rede).

“O Plano Diretor é um manual de instruções para que a cidade cresça de forma sustentável. Já tivemos três audiências públicas, com boas propostas para a próxima década”, destaca o secretário de Desenvolvimento Municipal, Nelson Magron Junior, acompanhado do coordenador da equipe técnica da Revisão do Plano Diretor e chefe de divisão de Habitação e Urbanismo, Algacir Bortolato.

O prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno (Podemos), por sua vez, destacou a importância do planejamento para a continuação do crescimento da cidade. “Tudo precisa ser planejado, na cidade não é diferente. Em Cianorte, a Revisão do Plano Diretor começou há dois anos atrás, com objetivo de planejar a cidade para os próximos dez anos. A cidade não para de crescer e é importante que o próximo gestor tenha um bom Plano Diretor a ser seguido”, explica.

Após a abertura e a leitura e aprovação do regimento interno, houve a apresentação do tema com a condução dos membros da comissão técnica da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel) arquitetos, urbanistas e professores Drs. Nestor Razente e José Luiz Faraco, bem como do engenheiro civil, José Antonio Bahls, que, na oportunidade,esclareceram as dúvidas dos participantes.

CRONOGRAMA

A ConferênciaMunicipal sobre a Revisão do Plano Diretor seguiu até às 17h. No período da tarde, às 13:30 horas, houve o debate em grupo entre os participantes e, na sequência, a aprovação das propostas em Plenária.

PRÓXIMOS PASSOS

Agora, depois das modificações aprovadas na Conferência, o projeto, tendo a aprovação do prefeito, será enviado pela Prefeitura, em breve, à Câmara Municipal de Cianorte e seguirá para a apreciação dos vereadores nas comissões, para depois ser votado em dois turnos. Caso seja necessário, antes da aprovação, os vereadores poderão realizar mais audiências públicas para ouvir a população.

PRESENÇAS

Além dos vereadores, também estiveram presentes:o advogado da Câmara Municipal de Cianorte, Flávio Henrique Kikuchi Igarashi; além de secretários, chefes de divisão, funcionários municipais e sociedade.

Foto: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cianorte

Compartilhe: