Conexão Criativa e Comercial fomenta a criação de um ecossistema de inovação sustentável para a moda e o design nacional

Um dos projetos especiais do Inspiramais está com inscrições abertas para a edição 2023_I

Incentivar um ecossistema de inovação sustentável para a moda e o design nacional. Esse é o objetivo central do Conexão Criativa e Comercial, um dos projetos especiais do Inspiramais, que está com inscrições abertas até o dia 19 de novembro. Com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto é voltado a pequenas empresas, associações, cooperativas, startups e designers com soluções sustentáveis em materiais, serviços e ou tecnologias  que são aproximadas a empresas ligadas aos segmentos de confecção, calçados, acessórios e joalheria de todo o Brasil. A proposta busca conectar a diversidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro voltado ao desenvolvimento de componentes com o mercado.

De acordo com a gestora de design Flávia Vanelli, que lidera o Conexão Criativa e Comercial, o projeto chega à sua 8ª edição no Inspiramais 2023_I como uma rede integradora. As empresas recebem curadoria de um gestor de design do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, têm contato com a Pesquisa de Inspirações, ajudam a selecionar os temas chave e participam de talks e palestras relacionados. Também são incentivadas a criar projetos entre si e, por fim, todos os seus esforços são apresentados ao mercado através da exposição no evento, que será realizado nos dias 25 e 26 de janeiro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre.

Na avaliação da sócia criativa da empresa de joias sustentáveis Da Tribu, Tainah Fagundes, o Conexão Criativa e Comercial propicia a criação de uma rede muito rica de discussões, trocas, e um lugar de oportunidades para ampliar o mercado e fomentar o trabalho do outro. “É um espaço de conexão entre outros projetos que estão olhando para a construção de produtos mais sustentáveis e com impacto socioambiental positivo, além de estar em contato com outros negócios. Mostra que a nossa artesania tem qualidade, tem uma estética bonita, e tem esse compromisso com as pessoas e o planeta”, avalia Tainah sobre a participação da marca do Pará.

Já para Amanda Hoch, zootecnista que está à frente da Tilápia Leather, participar do  Conexão Criativa e Comercial e estar no Inspiramais é a realização de um sonho. Com uma vasta experiência em curtimento vegetalizado artesanal em peles de tilápia, ela atua no mercado nacional e exporta para diversos países. “Fiquei muito feliz por conversar com a Flávia Vanelli. Ouvir a opinião dela traz muita segurança. Além disso, o Inspiramais deu visibilidade para o meu trabalho e, participar do projeto, ainda mais credibilidade. Enquanto trabalhar com curtimento de pele de tilápia, quero estar no Inspiramais”, destaca Amanda, que é filha e neta de curtidores.

A valorização da reutilização e da reciclagem de materiais, o incentivo à geração de soluções inovadoras e criativas, a contribuição para melhorias dos componentes e dos critérios de comercialização e posicionamento estão no escopo do projeto, que também divulga o trabalho de negócios que propõem novos caminhos para criação de produtos mais responsáveis. Para acessar o edital e realizar a inscrição, clique aqui.

Startups

A sustentabilidade também fará parte da programação oficial do Inspiramais como tema de palestras e talks. Um deles deve contemplar a participação de startups. O objetivo da proposta é apresentar soluções relacionadas ao tema para o mercado, considerando um dos seus principais vetores, e a estratégia da circularidade enquanto nova economia, de modo a tornar-se uma vantagem competitiva e de sobrevivência dos pequenos negócios, oferecendo ferramentas necessárias para mensurar indicadores das quatro dimensões (econômica, social, ambiental e cultural).

O Inspiramais

O Inspiramais tem promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Nacional, além das principais entidades setoriais do país: Abicalçados e ABVTEX, e realização por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals.  

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Conexão Criativa e Comercial fomenta a criação de um ecossistema de inovação sustentável para a moda e o design nacional"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*