Conab vai leiloar armazéns subutilizados, afirma ministra


Armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que estão subutilizados serão leiloados nos próximos meses. A decisão foi anunciada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante a posse do novo diretor da empresa pública, Newton Araújo Silva Júnior, nesta quinta-feira (28).

Na avaliação da ministra, a rede de armazenamento da Conab é grande e antiga, e deixou de fazer sentido mantê-la num momento em que os traders do setor agropecuário são mais ágeis e têm esquemas mais modernos de armazenagem e escoamento da produção. “Precisamos que a Conab dê atenção às coisas para as quais ela é imprescindível, como trabalhar mais perto do produtor, fazendo previsão de safra, estatísticas e prestando as informações oficiais sobre o setor, que são ferramentas essenciais para cuidarmos das políticas públicas”, afirmou

Funcionário de carreira da empresa há 40 anos, Newton Araújo Silva Júnior ressaltou que a empresa tem atualmente 178 armazéns, dos quais 67 estão subutilizados e, num estudo preliminar, poderiam ser leiloados ou cedidos à iniciativa privada por meio de permutas. De acordo com Silva Júnior, a desmobilização do patrimônio ocorrerá já nos próximos meses.

Fonte: Conab

Compartilhe: