Começa hoje a I Feira Literária de Cianorte

flicia2A abertura oficial da 1ª Festa Literária de Cianorte (Flicia), acontece hoje (7), em grande estilo. Isto porque, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura, prepara para os cianortenses um espetáculo teatral que promete encantar crianças, jovens e adultos. Estrelado pela Companhia Espaço Sou Arte, de Campo Mourão, a peça ‘Nuget: o príncipe do reino do topete levantado’ acontecerá a partir das 19h30, no Ginásio de Esportes Tancredo Neves. A entrada é gratuita.

A peça narra a saga de Nuget, um príncipe palhaço, a procura de uma princesa para se casar. Durante sua busca, porém, ele se depara com mulheres que não possuem mais as atitudes tradicionais dos contos de fadas. Além de independentes, elas enfrentam sozinhas os perigos, querem estudar e trabalhar. No palco, revezam-se coreografias que retratam diversas histórias e figuras clássicas, fazendo os espectadores analisarem valores e crenças. Dragões, carruagens e pernas-de-pau gigantes são elementos que transportam o público para esse mundo encantado. De acordo com a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo, o espetáculo terá como principal objetivo despertar o interesse pela leitura. “Toda a programação do nosso evento está voltada para literatura, inclusive a peça de abertura. Ela, em especial, por ser interativa e abordar o mundo dos contos de fadas de uma forma totalmente inusitada, certamente despertará o interesse entre o público infantil e infanto-juvenil”, informa.

PROGRAMAÇÃO – A programação contará com atividades diferenciadas que acontecerão no Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP (Escola Técnica). Na quarta-feira (08), às 19h, ocorre a cerimônia de premiação do V Concurso Municipal de Poesia e homenagem aos escritores de Cianorte. Na sequência, às 21h, haverá debate em mesa-redonda sobre o tema “Livros físicos e livros digitais: Diferenças e aproximações”, composta pela professora doutora Maria Luisa Furlan Costa (UEM) e pela professora pós-doutora Ana Paula Machado Velho (UEM).

A agenda de atividades da quinta-feira (9) começa às 19h30, com mesa-redonda sobre o tema “Os desafios para o incentivo à leitura na era digital”, com a participação da professora especialista Marli Fiorentin, do Núcleo Tecnológico da Educação (NTE) do Rio Grande do Sul, e do professor mestre Romulo Tondo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A partir das 21h15, os participantes do evento poderão escolher entre vários trabalhos que foram selecionados e serão apresentados nas salas temáticas.

Na sexta-feira (10), a mesa-redonda também terá início às 19h30, com o tema “Literatura e Cinema: Convergências e divergências”. Na mesa estarão a professora doutora Cristiane da Silveira Lima (UEM) e a professora mestra Janiclei Mendonça, da União Educacional de Cascavel (Univel). A partir das 21h15, novamente os participantes do evento poderão escolher entre vários trabalhos que foram selecionados e serão apresentados nas salas temáticas. Além das apresentações, o espaço contará com diversas exposições culturais, pedagógicas e literárias.

O grande destaque é a exposição “Poty, de todos nós”, do artista Poty Lazzarotto, em parceria com o Colégio Sesi. Além disso, instituições de ensino da cidade vão expor trabalhos de cunho literário desenvolvidos por seus profissionais. O Expresso da Leitura também será uma atração no evento.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: