Com 3.003 casos de dengue, Secretaria de Saúde intensifica ações de combate

Uma das formas de enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, é a pulverização de inseticida. Em Cianorte, o recurso está sendo aplicado em ruas e residências, como medida de bloqueio emergencial, para matar o mosquito e evitar que mais pessoas contraia a doença. Ao todo, desde o início do ano, já são 3.003 casos confirmados, o maior número da história no município.

A ação já foi realizada no Setor 08 e, nessa semana, é a vez da Zona 01. Em média, a iniciativa atinge 15 quarteirões diários. “Em virtude da escassez de chuvas, os agentes estão encontrando de 5 a 6 focos por dia. De acordo com as notificações e confirmações de casos, nós realizamos o bloqueio mecânico e aplicamos o inseticida”, comentou a supervisora do Programa de Combate à Dengue da Prefeitura, Vera Lucia Fusisawa.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que os moradores, ao perceberem a ação em sua rua, deixem portas e janelas abertas, para que o produto faça o efeito desejado. “Quando há a presença de pessoas nas residências, nossa equipe solicita autorização para aplicar também nos quintais, permitindo assim um melhor resultado. É extremamente necessário que a população nos ajude nesta causa e elimine de seus quintais os materiais que possam acumular água, bem como verifique dentro de casa os possíveis pontos que sirvam de criadouro do mosquito”, finalizou a supervisora.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: