Cida participa da premiação do Programa Agrinho 2018


A governadora Cida Borghetti participou nesta segunda-feira (5) da premiação do Concurso Agrinho 2018, promovido pelo Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) Senar-PR, e que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Em sua 23ª edição, o Agrinho teve 7 mil trabalhos inscritos e envolveu cerca de 800 mil alunos e 50 mil professores das redes pública e privada do Paraná.

Cida disse que o programa é uma das parcerias mais bem-sucedidas entre o poder público e o setor produtivo paranaense. “O Agrinho fomenta o interesse dos estudantes e professores na pesquisa, na preservação e no cuidado ao meio ambiente, preparando nossas crianças para o futuro”, afirmou. “Durante todo o ano, este projeto está presente na vida dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. É de extrema importância para a conscientização e formação de nossos cidadãos”, disse.

Presente em todos os municípios do Estado, o Agrinho é o maior programa de responsabilidade social da Faep e é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Educação; da Justiça e Cidadania; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e da Agricultura e Abastecimento, além de contar com a participação dos municípios, empresas e instituições públicas e privadas.

Nesses 23 anos de programa, 24 milhões de materiais foram distribuídos aos estudantes e mais de 313 mil professores foram capacitados pelo Agrinho. “A importância da sustentabilidade e do cuidado do meio ambiente, para o nosso bem e o bem das gerações futuras, é a principal mensagem que o Agrinho traz”, afirmou o presidente da Faep, Ágide Meneguette. “Com o passar dos anos, o programa ampliou sua área de atuação e incorporou temas importantes para a formação da cidadania, questões éticas, direitos e deveres, saúde pessoal e do planeta”, destacou.

NAS ESCOLAS

Anualmente, o material didático do Agrinho é encaminhado para as escolas paranaenses para que seja usado de forma complementar, aliando aos conteúdos tradicionais a temas transversais como cidadania, meio ambiente, ética e saúde.

Ao longo do ano letivo, os docentes desenvolvem atividades com os estudantes com base nos materiais do programa. O relato destas ações é avaliado na categoria Experiências Pedagógicas, que premia quatro professores da rede pública, um da rede particular e um na categoria Agrinho Solos, que voltam aos seus municípios de carro novo como prêmio.

PRESENÇAS

Participaram da solenidade os secretários de Estado da Agricultura, George Hiraiwa; e da Saúde, Antônio Carlos Nardi; o governador eleito Ratinho Júnior; os presidentes da Sanepar, Ricardo Soavinski; do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz; da Fetranspar, coronel Sérgio Malucelli; e da Fecomércio, Darci Piana; os deputados federais Ricardo Barros e Sérgio Souza e os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli e Guto Silva.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: