Ciclo de palestras debate exploração sexual de crianças e adolescentes

Na próxima terça-feira (22), acontece em Cianorte um ciclo de palestras alusivo ao dia 18 de maio, data que todo país realiza ações para reforçar o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, será no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) e busca capacitar profissionais de diferentes setores do município que lidam diariamente com a temática.

A programação tem início às 13h30, com palestras voltadas aos técnicos da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente local sobre o atendimento aos menores de idade vítimas de violência no âmbito da assistência social, com a psicóloga, Dayse Mara Bortolo; e a respeito da atuação da rede, com a assistente social, Edinalva Severo. As duas palestrantes têm experiência na área e atuam como colaboradoras na Secretaria de Assistência Social de Foz de Iguaçu.

Pela noite, a partir das 19h, integrantes da Rede Municipal de Educação participam de palestras sobre a identificação de crianças e adolescentes vítimas de violência, com ênfase no abuso e exploração sexual, com o médico pediatra, Luiz Ernesto Pujol; e a respeito da violência sexual como fator potencializador de desenvolvimento de transtornos mentais, proferida pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Cianorte.

Após os dois períodos de exposição de temas, acontecerão mesas redondas com os palestrantes. “Esperamos que esses momentos de esclarecimentos e debate levem todos a refletir sobre este problema, que viola gravemente os direitos humanos”, enfatiza a secretária municipal de Assistência Social, Marlene Benalia Bataglia. O evento é gratuito e aberto à participação de toda comunidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Município de Cianorte

Compartilhe: