Cianorte tem três novos casos de Covid-19 registrados

No boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte nesta quinta-feira (21), foram registrados três novos casos de Covid-19 (Coronavirus). Com isso o município chega a 29 casos confirmados.

Segundo as informações repassadas pela prefeitura, os três novos casos são de um homem de 46 anos, que se contaminou trabalhando como caminhoneiro. A segunda vítima é uma mulher de 38 anos, que teve contato com um caso confirmado anteriormente.

Porém o que chama a atenção é que a terceira vítima é um menino de 12 anos, sendo que não foi possível identificar a origem da contaminação (transmissão comunitária). Ainda segundo a Prefeitura todos passam bem e estão em isolamento domiciliar.

Ainda segundo o Boletim, dos 29 casos confirmados em Cianorte, 03 encontram-se em isolamento domiciliar, 02 internados, 23 recuperados e 01 óbito. Além disso, 139 casos suspeitos foram descartados, 142 pessoas estão sendo monitoradas e outros 31 casos estão em investigação, ou seja, aguardando resultados de exame.

DESCUIDO DA POPULAÇÃO

Na quarta-feira (20), durante uma live nas redes sociais, o prefeito Claudemir Bongiorno destacou sua preocupação com a população que não tem acatado as recomendações para evitar a contaminação pelo coronavírus, e que não descarta a possibilidade de adotar novas medidas mais rígidas.

Além disso, Bongiorno destacou também sobre os leitos disponíveis em Cianorte. “As pessoas não podem se iludirem, quando falamos que temos 70, 80 leitos disponível, quando a gente fala leito (…) nós não estamos falando em UTI com respirador, nós estamos falando em leito preventivo, leito para o primeiro atendimento, para que você não precise ser entubado num leito de UTI. Para que vocês entendam, e quero que vocês prestem atenção por favor no que estou falando, pois nós temos 11 UTI que dá pra entubar as pessoas disponível para o coronavírus, hoje nós temos um ocupado por uma pessoa de outra cidade, não é daqui, mas só para dar um exemplo para vocês, do que está acontecendo no Brasil, o Brasil virou de ponta cabeça de três, quatro dias pra cá. Maringá virou o que virou e todo mundo tá acompanhando. Outras cidades vizinhas. Mas, Bongiorno, em Cianorte não vai acontecer isso. Porque não vai acontecer isso, e não vai acontecer isso se nós formos responsáveis, e não só pela nossa vida, mas também pela vida dos outros e principalmente da nossa família. Olha o exemplo que vou dá para vocês: se a partir de amanhã, infelizmente, até domingo vier um paciente de cada cidade que pertence a nossa Amenorte, à nossa regional de saúde e precisar ser entubado, que Deus livre e guarde, eu, você que tá me assistindo ou meu filho precisar entubar, vai morrer porque não tem onde entubar mais que 11 pessoas.”, destacou.

Essa situação preocupante, como destaca Bongiorno, se deve pelo fato de que está havendo um relaxamento por parte de muitas pessoas e muitos comércios, permitindo a aglomeração. Como exemplificou o prefeito, tem muita gente deixando de usar a máscara, fazendo e participando de festas, reuniões, etc.

Um exemplo do perigo em relação a realização de festas foi registrado em Cornélio Procópio, quando uma família daquela cidade recebeu parentes do interior de São Paulo no feriado do Trabalhador, sendo que uma delas estava contaminada e acabou infectando outras 11 pessoas da família que começaram a apresentar sintomas de Covid-19 e tiveram a doença confirmada nesta semana. Em Cornélio Procópio, as pessoas que tiveram contato com a família estão em monitoramento e uma empresa do município teve que afastar 70 funcionários, já que eles tiveram contato com uma das pessoas que esteve na festa.

REGIÃO

Segundo os dados da Secretária Estadual de Saúde (SESA), divulgados na tarde desta quinta-feira (21) em seu boletim sobre o Covid-19, dos 11 municípios pertencentes à área de abrangência da 13ª Regional de Saúde, em seis há confirmado pelo menos um caso da doença.

Deste modo, em nossa região são 37 casos confirmados, dos quais 22 já se recuperaram e dois vieram a óbito. Além dos casos de Cianorte, já mencionado anteriormente, segundo o boletim da SESA; Cidade Gaúcha conta com 2 casos confirmados; em Japurá estão confirmados um caso, já recuperado; Jussara conta com um caso registrado cujo paciente veio a óbito; São Manoel do Paraná também tem um caso confirmado já recuperado; e Tuneiras do Oeste conta com 03 casos confirmados.

A Prefeitura de Rondon divulgou na última quarta-feira (20) o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município, porém o mesmo não está registrado no Boletim da SESA. Segundo a prefeitura de Rondon, o município ainda tem 04 casos aguardando resultado dos exames, sendo que no município foram descartados 13 casos suspeitos; também há monitoramento de 30 pessoas.

Também sem registro no Boletim da SESA, está um caso confirmado pela Prefeitura de Guaporema na última terça-feira (19). Ainda segundo as informações da prefeitura, há 01 caso suspeito esperando resultado de exame; outros 04 casos foram descartados após exames, e 31 pessoas estão sendo monitoradas.

ESTADO

O informe epidemiológico da Covid-19 emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (21), divulga o acumulado de 2.810 casos confirmados no Paraná. São 194 a mais do que o registrado no dia anterior. Também traz mais quatro óbitos, chegando ao total de 141 falecimentos no Estado, em decorrência da doença.

ÓBITOS

Os quatro pacientes que faleceram são dois homens e duas mulheres. Uma moradora de Luiziana, de 62 anos, que faleceu em 18 de maio, e outra de Fazenda Rio Grande, que tinha 85 anos e morreu dia 21. Um homem de 89 anos, de Curitiba, morreu no dia 18, e outro que morava em Pinhais, de 76 anos faleceu dia 20.

INTERNADOS

188 pessoas que têm diagnóstico positivo para o novo coronavírus estão internadas. São pacientes que usam leitos na rede privada e também do Sistema Único da Saúde (SUS).

Das 188 pessoas, 107 estão em enfermaria (72 no SUS e 35 na rede particular) e 81 em UTI (50 SUS e 31 na rede particular). As informações desses pacientes são coletadas junto ao Sistema Estadual de Regulação Care-PR e às secretarias municipais de saúde, sendo consolidadas na planilha de monitoramento da Diretoria de Gestão em Saúde da Secretaria Estadual.

MUNICÍPIOS

Hoje, 201 cidades paranaenses têm ao menos uma pessoa contaminada com o Sars-CoV-2. Em 52 municípios há registro de óbitos pela Covid-19.

As novas confirmações são nas cidades de Alto Paraíso (1), Amaporã (2), Apucarana (1), Araucária (1), Assaí (1), Assis Chateaubriand (1), Bela Vista do Paraíso (1), Cambé (2), Campina Grande do Sul (2), Capitão Leônidas Marques (1), Cascavel (9), Centenário do Sul (1), Cianorte (3), Colombo (1), Cornélio Procópio (1), Curitiba (35), Douradina (1), Doutor Camargo (1), Fazenda Rio Grande (5), Foz do Iguaçu (4),Francisco Beltrão (4), Goioxim (1), Ibema (1), Imbituva (2), Ivaí (1), Jacarezinho (3), Jataizinho (1), Laranjeiras do Sul (1), Lobato (1), Londrina (34), Mandaguaçu (2), Maringá (5), Matelândia (1), Matinhos (1), Missal (1), Palmas (2), Paranaguá (2), Paranavaí (3), Pinhais (4), Piraquara (4), Ponta Grossa (5), Pontal do Paraná (1), Quarto Centenário (1), Quitandinha (4), Ribeirão do Pinhal (1), Rio Negro (1), Santa Fé (1), Santa Mariana (1), Santa Tereza do Oeste (1), São João do Caiuá (1), São José dos Pinhais (7), Sapopema (1), Sarandi (2), Saudade do Iguaçu (5), Tamboara (7), Telêmaco Borba (1), Terra Rica (1), Toledo (3), Tuneiras do Oeste (1) e Umuarama (1).

FORA DO PARANÁ

Cinco novas confirmações de residentes de fora do Paraná estão no informe desta quinta-feira (21). São residentes de Euclides da Cunha Paulista, dois de Pereira Barreto e dois de Rosana, todas cidades do estado de São Paulo.

Somando aos demais, são 45 pacientes confirmados para Covid-19 não residentes no Paraná. Três pessoas que foram atendidas no Paraná e residem fora do estado foram a óbito.

AJUSTE

Um caso confirmado na data de 13/5 como residente em Curitiba foi transferido para Campina Grande do Sul.

Confira o informe completo desta quinta-feira.

Fonte: Redação Folha Regional de Cianorte e Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse