Cianorte sedia encontro regional de proteção ao meio ambiente


III Seminário Entre Rios de Resíduos Sólidos discute maneiras para minimizar problemas ambientais causados pelo homem

Técnicos e autoridades ambientais de 33 municípios da região, que formam o Grupo de Trabalho G-33, participam nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), do III Seminário Entre Rios de Resíduos Sólidos, que acontece no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), em Cianorte. Organizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com o apoio da Prefeitura local, o evento promove e aprimora as habilidades de resolução e minimização dos problemas socioambientais resultantes da ação humana.

“Essa oportunidade é fundamental para avaliar experiências e pensar melhorias para o ecossistema. Antigamente, costumávamos dizer que a falta de cuidados estava ligada à ausência de informações prestadas à população. Contudo, os tempos mudaram, muito já foi feito nesse sentido, e continuamos a enfrentar dificuldades. Sendo assim, é momento de parar, avaliar a situação e pensar alternativas que continuem a nos ajudar a evoluir nessa conscientização e a solucionar os problemas existentes”, disse o prefeito anfitrião, Bongiorno, durante a abertura do Seminário.

“Os desafios deste segmento são grandes e esta edição se propõe, justamente, a apresentar soluções diversas para encará-los. Ela ainda nos desperta para a discussão de assuntos pertinentes e atuais, como a gestão dos resíduos sólidos”, salientou o secretário de Meio Ambiente de Cianorte, Guilherme Comar Schulz. “A troca de conhecimentos e experiências que essa ocasião irá nos proporcionar, contribuirão significativamente para o avanço das políticas públicas e de proteção ambiental”, completou o representante da diretoria do IAP, José Roberto Francisco Behrend.

A programação do Seminário conta com palestras e práticas que abordam questões burocráticas, jurídicas e procedimentais ligadas à atuação dos órgãos envolvidos, além de apontar e esclarecer o público a respeito de alternativas sustentáveis, compostagem, subprodutos, técnicas da arborização urbana, entre outros assuntos. Os palestrantes convidados atuam no Poder Judiciário, Prefeitura, Copel, Polícia Ambiental, Associações e demais órgãos ligados à temática.

A abertura da III edição também contou com a presença de prefeitos da região; dos chefes dos escritórios regionais do IAP de Cianorte, Antonio Antônio Carlos Carvalheiro Moreto, e de Umuarama, Antônio Comparsi de Mello e dos coordenadores; das Promotoras de Justiça, Silvia Leme Correa e Rosana Araújo de Sá Ribeiro; do presidente da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (ADITA), Valdir Baccarin; e de representantes de secretarias.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: