Cianorte Rugby reestrutura por melhor temporada em 2015

cia rugby

O time do Cianorte Rugby não teve uma temporada 2014 muito boa. Por isso, o clube trabalha numa reestruturação visando melhorar em 2015. O time cianortense tem aproximadamente 85 jogadores em três categorias: adulto masculino, juvenil masculino e feminino. “Nós estamos somente com jogadores aqui da cidade e não temos condições de contratar por enquanto”, comenta o ‘faz tudo’ do time, Hamilton Franco de Camargo (foto abaixo), 42 anos. “Temos poucos patrocínios, mas estamos tentando melhorar com um novo projeto”.

Ele é técnico, diretor e jogador. Apesar das dificuldades comuns em qualquer cidade e time de esporte amador, Hamilton Camargo tem esperança que posso ter melhores condições em breve. Ele gostava de futebol americano e lembra que o patrão de sua filha mostrou um jogo de rugby e houve uma identificação imediata.

O Cianorte Rugby foi criado em 2009 e conta com apoio da Avenorte, Grupo B&F e da prefeitura. Os times treinam ao lado do estádio Albino Turbay, na segunda e quarta-feira às 20h, no sábado às 17h e no domingo às 10h.

rugby01O time ficou em sexto lugar no Campeonato Paranaense desse ano realizado entre fevereiro e agosto. Depois disso, os jogadores foram emprestados para outras equipes que tem calendário e retornam em 2015. Com isso, o foco está no time juvenil que disputou os Jogos da Juventude do Paraná esse mês, em São José dos Pinhais, ficando em quinto lugar.
E aguarda as data oficiais em novembro de um campeonato internacional que terá um etapa em Toledo e outra em Cianorte, reunindo times de quatro estados brasileiro e da Argentina e Paraguai.

TRADIÇÃO – Essas dificuldades não são comuns somente em Cianorte. O rugby é mais popular em países como Inglaterra, Austrália, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, África do Sul, Escócia, Irlanda e França.
Ele é praticado na América do Sul no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru, Venezuela e Costa Rica sem muita representatividade.
Sendo ainda esporte amador no Brasil, apesar de haver campeonatos em vários estados. Quem quiser ajudar o Cianorte Rugby pode entrar em contato pelo fone (44) 9831-5107.

Texto: Andye Iore / Fotos: Andye Iore e acervo do Cianorte Rugby

 

Compartilhe: