Cianorte recebe Fórum Paranaense de Acessibilidade

acessibilidadeCianorte sedia hoje (3), o Fórum Paranaense de Acessibilidade. O evento é uma iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) para afinar a sintonia entre entidades ligadas à questão da acessibilidade. O evento será realizado no auditório da Universidade Paranaense (Unipar) a partir das 17:45 horas. “Nunca se deve perder a oportunidade de discutir acessibilidade”, destaca a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Zenaide Poubel Coelho Tavares ao comentar a importância do evento que, na sua opinião, será importante para melhorar o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a espaços públicos. “A falta de acessibilidade impede diretamente a realização de atividades diárias para várias pessoas”, ressalta a presidente do conselho.

O engenheiro civil Luiz Fabiano Calderoni, presidente da Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte (AREARC), lembra que essa discussão é uma resposta aos órgãos públicos que têm cobrado responsabilidade dos conselhos profissionais na fiscalização do cumprimento das normas de acessibilidade, bem como envolvimento no tema.

“Existem cobranças em relação ao trabalho dos profissionais de engenharia e arquitetura uma vez que eles atuam na construção desses espaços. Mas as questões envolvendo a acessibilidade vão além de regras a serem cumpridas, é algo que beneficia toda a população. Hoje, por exemplo, posso não precisar de uma rampa para ter acesso a determinado local, mas quem sabe no futuro eu não venha a precisar”, diz. Calderoni.

A edição do Fórum em Cianorte terá como tema “Os benefícios de um comércio acessível: oportunidades e desafios”. Entre os temas a serem discutidos estão legislação, normas, calçadas, arborização, novas tecnologias, entre outros aspectos que interferem no direito de ir e vir das pessoas.

O engenheiro mecânico Carlos Alberto Bueno Rego vai apresentar aos participantes as inovações tecnológicas para facilitar a acessibilidade. “Existem dispositivos de multimídia para garantir vagas de estacionamentos para quem tem deficiência física ou permitir que pessoas tetraplégicas possam navegar na internet através de guias digitais”, exemplifica.

Já as ações do CREA-PR em prol da acessibilidade serão apresentadas pelo engenheiro civil Nivaldo Barbosa de Lima. O palestrante falará ainda sobre a legislação e a necessidade de adequações de espaços públicos. “Ainda é difícil encontrar uma cidade sem problemas de acessibilidade. É uma realidade que está sendo mudada aos poucos”, diz.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever gratuitamente através do site do CREA-PR no endereço www.crea-pr.org.br . O Fórum Paranaense de Acessibilidade em Cianorte conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Cianorte (Acic), Prefeitura de Cianorte, Associação dos Municípios do Médio Noroeste (Amenorte), Serviços Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Paranaense (Unipar) e ADFIC (Associação dos Deficientes Físicos de Cianorte).  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (0xx44) 3629-2160 ou através do e-mail cianorte@crea-pr.org.br

Folha de Cianorte com agências

Compartilhe: