Cianorte realizará investimentos para proteção da Reserva das Perobas

Compra de equipamentos permanentes e a contratação de funcionários visam preservar a mata e combater incêndios. Fundos são provenientes do ICMS Ecológico

O prefeito Bongiorno, acompanhado do vereador Sérgio Mendes, recebeu na manhã desta quinta-feira (24), em seu gabinete, a visita do analista do Instituo Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (ICMBio), Antonio Guilherme Candido da Silva. No encontro, o gestor municipal prestou esclarecimentos a respeito do processo licitatório em andamento para a compra de equipamentos permanentes e da realização de concurso público para a contratação de funcionários, ambos para atender a Reserva Biológica das Perobas.

O parque, administrado pelo ICMBio, fica entre Cianorte e Tuneiras do Oeste e foi transformado em unidade de conservação em outubro de 2017, através de convênio firmado pelas prefeituras dos municípios com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Com a medida, as cidades passaram a receber o ICMS Ecológico, que, além dos gastos com manutenção, contribuirá com os cuidados com o meio ambiente do município e da própria reserva.

No momento, estamos dentro dos prazos estabelecidos para a licitação da compra dos equipamentos permanentes e veículos, e para a contração de profissionais. Manteremos nossa equipe empenhada para que todo o processo aconteça dentro dos períodos pré-estipulados e, assim, beneficie o quanto antes a nossa reserva natural por meio desses investimentos”, pontuou Bongiorno. As aquisições serão utilizadas na proteção da floresta e no combate a incêndios.

Essas benfeitorias refletirão no fator ambiental desses municípios, que é a nota que o IAP concede aos aspectos ligados à preservação do meio ambiente e que auxiliam no cálculo do ICMS Ecológico. Sendo assim, é fundamental que continuemos a preservar a Reserva, já que ela é a última grande floresta da região norte e noroeste do Paraná, sendo a sua maior parte composta por mata primária”, concluiu Antonio Guilherme.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Município de Cianorte

Compartilhe: