Cianorte realiza a Conferência Municipal de Assistência Social

Participantes elegeram propostas para o aprimoramento das políticas públicas na cidade, no estado e no país

De suma importância para identificar os rumos que devem ter a política de serviços socioassistenciais do município, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou, na manhã dessa terça-feira (27), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no auditório do CEEP,com a temática nacional “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social” e contou com a presença de profissionais e representantes de vários segmentos, governamentais ou não.

A solenidade de abertura foi abrilhantada pela participação do Projeto Policial Rodoviário Mirim; por apresentações culturais realizadas por alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Tia Sé; pelo Mc TJ; e por membros do Ballet Sarah Coelho. As boas-vindas foram dadas pela secretária da SMAS, Marlene Bataglia, e pela presidente do CMAS, Neide Ferreira, que aproveitaram a oportunidade para elencar as ações desenvolvidas no município.

A palestra magna, acerca do tema da conferência, foi ministrada pela doutoranda em Serviço Social e Política Social, Claudiana Tavares Sgorlon. Em seguida, houve a discussão nos três eixos norteadores para a elaboração de propostas, sendo: 1) A assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado; 2) Política Pública tem que ter financiamento público; e 3) A participação popular garante a democracia e o controle social.

Ao final, foram escolhidas cinco prioridades em âmbito municipal, uma estadual e outra nacional, de cada eixo norteador, que serão apresentadas nas demais etapas da conferência. “Foram diferentes segmentos que estiveram reunidos para pensar, debater, dialogar e refletir sobre situações, criando propostas e metodologias como formas de evolução da política pública de assistência social para alcançarmos um serviço mais eficiente e sociotransformador”, destacou o prefeito Bongiorno. “Em Cianorte, investimos mais de R$ 6 milhões por ano no subsídio das entidades para atender a nossa comunidade mais necessitada”, concluiu.

Também participaram da ocasião o presidente da Câmara, que na oportunidade representou o deputado estadual, Jonas Guimarães, Sílvio Fernandes, acompanhado pelos vereadores Márcia Pereira, Santina Buzo e Victor Hugo Davanço; a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa; a chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Adriana Macedo Águila; o comandante da 5ª CIPM, Major Elisvaldo Balbino; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA), Beatriz de Castro; a presidente do Provopar, Carla Urbano; a diretora do CEEP, Claudete Jacomini; e coordenadores, chefes de divisões, membros de conselhos municipais, representantes de clubes de serviço, entidades e organizações não governamentais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: