Cianorte espera até novembro por novo Conselho Tutelar

conselho tutelar2Os novos conselheiros tutelares de Cianorte só devem ser conhecidos no final de novembro. O processo eleitoral da votação que aconteceu no último dia 4 foi anulado. A decisão foi tomada em reunião dos membros da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ontem (13) de manhã na Rainha da Paz. Uma nova reunião na próxima terça-feira (20), no Centro Social Urbano, definirá a data e como funcionará a nova votação.

Além de denúncias de supostas irregularidades também foram consideradas falhas em diferentes aspectos da votação, desde a disponibilidade de urnas como também da apuração dos votos, falta de rubrica dos membros do Conselho, entre outras situações. “Ficamos felizes com a grande adesão da população para votar”, comentou a presidente do CMDCA, Suelen Galhardo. “Mas, não esperávamos tanta gente e isso juntou com outros problemas atrapalhando mais”.

A primeira votação contou com aproximadamente 35 voluntários para atender mais de 5 mil eleitores em Cianorte, São Lourenço e Vidigal. Para a próxima serão convocados em torno de 60 voluntários para mais e maiores locais de votação. Também haverá uma melhor preparação para a apuração (foto) que apresentou problemas, como demora para contagem dos votos e local inadequado para o trabalho e acompanhamento de candidatos, fiscais e imprensa.

Galhardo explica que eleitores deixaram de votar porque a espera na fila era muito grande ou os nomes não estavam nas listas passadas pela Justiça Eleitoral.

A promotora de Justiça, Elaine de Lima, ainda analisa casos de supostas irregularidades cometidas por candidatos, como compra de votos e transporte de eleitores. Mas a indicação é que todos os 52 candidatos possam disputar a eleição novamente porque o processo eleitoral que foi cancelado e não as candidaturas.

FUNÇÃO – A nova eleição deve acontecer no final de novembro e apontará os cinco novos conselheiros tutelares de Cianorte para atuarem entre 2016 e 2019. Foram 52 candidatos disputando os cargos com salário de R$ 2,8 mil numa carga horária de 40 horas semanais.

Um conselheiro tutelar trabalha em ações para proteger crianças e jovens, conforme as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Um candidato deve ser maior que 21 anos de idade, ter experiência em trabalhos no segmento, morar em Cianorte há pelo menos dois anos, entre outros aspectos.

 Texto: Andye Iore / FOTO Luiz Antônio Barbosa

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Cianorte espera até novembro por novo Conselho Tutelar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*