Cianorte é a 4ª cidade em desenvolvimento no Paraná

cianorte01A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) acaba de divulgar a sexta edição do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado para acompanhar a evolução dos 5.565 municípios brasileiros. Neste levantamento Cianorte ocupa posição privilegiada, sendo o quarto colocado no Paraná e o 59º no País.

Com esta posição, a Capital do Vestuário fica atrás apenas de Curitiba, Maringá e Apucarana e na relação dos dez municípios paranaenses melhor classificados, à frente de Francisco Beltrão, Cascavel, Londrina, Mandaguari, Pato Branco e Paranavaí – este último o décimo colocado no ranking. “Isso comprova uma verdade que todos os cianortenses já conhecem e se orgulham: a de Cianorte é um excelente lugar para se viver. Reconhecemos que há muito a ser melhorado, mas caminhamos pelos caminhos certos”, comemorou o prefeito Bongiorno.

Com recorte estadual e abrangência nacional, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.

Os resultados obtidos têm base em informações oficiais dos ministérios da Educação, Saúde, Trabalho e Emprego. Nesta edição foram utilizados os dados de 2011, o que permite a comparação do desenvolvimento dos municípios com o ano de 2010 – último ano da primeira década do século XXI. A metodologia foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo, com base em padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados.

No índice consolidado (a soma de todos os setores pesquisados), Cianorte somou 0.8514 contra 0.8678 de Curitiba, primeiro colocado no Estado. A exemplo do que foi registrado nos 367 municípios paranaenses melhores ranqueados (índice acima de 6), o melhor desempenho cianortense foi na saúde com 0.9692. Depois vem a educação cm 0.8005 e emprego e renda ficou com o índice 0.7845.

Texto: Paulo Tertulino / Foto: Divulgação

Compartilhe: