Centro de Inclusão Digital é inaugurado em São Lourenço

Inclusão DigitalO Centro de Inclusão Digital de São Lourenço, distrito de Cianorte, foi inaugurado na última sexta-feira (24) na sede do Instituto Amafil. A Ação conjunta entre Sicredi União PR/SP, cooperativa de crédito com área de atuação no norte e noroeste do Paraná e centro leste de São Paulo, e Instituto Amafil, uma iniciativa da Amafil Alimentos que tem como principal diretriz investir na vida social, cultural, educacional e profissional de crianças, jovens e adultos, tem como objetivo oferecer aos associados – incluindo filhos e cônjuges – da Sicredi União, colaboradores da Amafil e comunidade em geral acesso a informática básica, sem custo algum.

Estiveram presentes no evento os diretores proprietários da Amafil, Luiz Antônio da Silva e Manoel Antônio da Silva (Anésio), o presidente do Instituto Amafil, Antônio Luiz Andrade da Silva, a gerente administrativa e diretora do Instituto, Sandra Auzenir e demais representantes e colaboradores da Amafil e do Instituto, bem como o gerente da agência Sicredi de São Lourenço, Geraldo Donizete Peroco, além do gerente regional de desenvolvimento, Sérgio Gentilin, Sandra Michels, assessora de programas sociais, Heber Molina, gerente de relacionamento da Sicredi União PR/SP, Encarnação Cavalari Campanerutti, conselheira fiscal da cooperativa, colaboradores e coordenadores de núcleo.

DIÁLOGO – Tudo iniciou de uma conversa com Adriana Plautz, instrutora do curso de informática, com o gerente Geraldo Donizete Peroco. Ambos buscavam uma maneira de ampliar a atuação do curso de informática no distrito. “Fiquei interessando em trazer esse programa para São Lourenço. As aulas de informática já aconteciam no Instituto, mas víamos a necessidade de oferecer mais vagas e conforto aos alunos. A cooperativa acertou os detalhes, por meio da Sandra Auzenir, e as aulas já começaram a fazer parte da rotina de mais de 40 alunos, que se formarão até agosto”, conta Geraldo.

“Eu fiquei muito entusiasmada e comecei a sonhar desde o primeiro dia com esse projeto”, descreve Sandra Auzenir. Sem a parceria com a Sicredi, o Instituto já atendia entre 20 e 25 alunos. “Hoje temos uma sala reformada e sentimos todo o cuidado da cooperativa neste trabalho, como exemplo as cadeiras virem embaladas, a adesivagem personalizada na parede e os novos computadores. Para nós, isso representa carinho e respeito em tudo que a cooperativa oferece”, completa Sandra.

LOCAL A Sicredi União PR/SP é a única instituição no distrito e atua a mais de cinco anos. Com quatro colaboradores, se mantém firme na proposta de ajudar no desenvolvimento da região, firmando parcerias e estando próxima da comunidade. Assim como afirma Salezio João de Souza, agricultor e associado, “Muitas instituições vieram para cá, mas nenhuma se fixou por tanto tempo. Achamos que seria apenas mais uma instituição financeira, mas com o tempo percebemos que havia algo diferente. Somos tratados com muita atenção, é uma forma muito humana de se relacionar”.

De acordo com o gerente da Sicredi no distrito, a Amafil tem importância fundamental no progresso de São Lourenço. “A economia gira muito ao redor da Instituição, que gera empregabilidade e qualidade de vida também, por meio do Instituto. Com o novo Centro de Inclusão Digital, temos uma parceria onde todos têm benefícios, a Amafil, a Sicredi e São Lourenço”, afirma Peroco. Atualmente, o Instituto, dentre todas as oficinas, atinge cerca de 140 pessoas. “Prezamos em desenvolver uma comunidade sadia, onde as pessoas se sintam bem. Essa parceira, além de ajudar no desenvolvimento de São Lourenço, também inseriu o Grupo Amafil ao cooperativismo e estamos aprendendo muito com essa nova proximidade”, afirma Antônio Luiz Andrade da Silva.

MODELO Os Centros vão de encontro à missão da cooperativa e ao quinto e sétimo princípios gerais do cooperativismo, respectivamente, educação, formação e informação e trabalhar pelo interesse da comunidade. “Procuramos implantar o programa em lugares com pouca opção para um curso de informática. Além do Centro de Inclusão Digital, também está sendo desenvolvido o Programa União Faz a Vida (PUFV) em São Lourenço. Os professores, direcionados a esse programa, desfrutam de uma metodologia nova de ensino que prende a atenção do aluno. O União Faz a Vida está sendo aplicado no Projeto Kids da Amafil, no CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil e na Escola Municipal. Duas grandes conquistas em São Lourenço e que temos o orgulho de fomentar”, descreve Sandra Michels, assessora de programas sociais da Sicredi União PR/SP. “É acolhedor perceber que a comunidade está recebendo muito bem nossos programas. Por onde passo, os gerentes solicitam que a cooperativa continue presente, retribuindo o que é da comunidade por direito. Apenas tornamos realidade o desejo dessas pessoas”, celebra Sérgio Gentilin, gerente regional de desenvolvimento da Sicredi União.

ESTRUTURAO curso terá duração de quatro meses e as aulas de duas horas cada. Todos os alunos receberão certificação do curso. Além de terem acesso a conhecimentos em Pacote Office, funcionamento do computador e uso da internet, incluindo acesso às redes sociais. “Tenho pouco conhecimento e busquei o curso para me aperfeiçoar. Espero aproveitar essa oportunidade, o máximo que puder. Usar o computador me ajuda a ver a previsão do tempo, o preço de soja e da mandioca. Como agricultor, preciso me atualizar”, assegura Salezio João de Souza.

A nova estrutura foi oferecida pela cooperativa de crédito, que renovou o espaço com móveis e computadores novos. O Instituto Amafil irá disponibilizar espaço e custear a instrutora do curso. Para realizar a inscrição, basta comparecer ao Instituto Amafil, onde o curso será ministrado. Até dia 05 de julho, mais quatro centros serão inaugurados, um em Floraí, outro em Nova Esperança, Alto Paraná e Terra Boa.

Texto e foto: Ascom Sicredi

Compartilhe: