Cem novos profissionais vão reforçar quadro do Executivo

A estrutura da administração pública estadual recebeu nesta quarta-feira (18) o reforço de 100 novos servidores, que passam a integrar o Quadro Próprio do Poder Executivo. Em cerimônia no Palácio Iguaçu, o vice-governador Darci Piana deu posse a administradores, economistas, contadores e técnicos administrativos que passaram em concurso público feito em 2017. Outros 41 candidatos aprovados devem tomar posse em breve.

Os profissionais atuarão nas áreas administrativas, de licitações, recursos humanos e de planejamento das Secretarias de Estado da Administração e Previdência e do Planejamento e Projetos Estruturantes, além de reforçarem a equipe do Programa de Integridade e Compliance, da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Darci Piana ressaltou que a contratação de pessoal é necessária para oxigenar a administração pública, mesmo que o Estado adote uma série de medidas de modernização e diminuição de gastos. “O governo está preocupado em qualificar o pessoal que trabalha no Estado. Essas pessoas são concursadas e estão preparadas para assumir o lugar dos servidores aposentados”, disse. “O pessoal que está chegando vai trazer um sangue novo ao Poder Executivo, contribuindo para fazer um governo ágil, moderno e com decisões sérias e responsáveis”, afirmou.

INTEGRAÇÃO

Nas primeiras semanas, os novos servidores passarão pelo curso de Integração Funcional, que tem carga de 80 horas, organizado pela Escola de Gestão do Paraná (EGP). Na formação, são apresentadas a organização e estrutura da administração pública estadual, os direitos e deveres dos servidores, a forma de organização do Estado do Paraná, os instrumentos de planejamento, como o Plano Plurianual (PPA), e de execução orçamentária – a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O objetivo é integrar o novo servidor ao ambiente de trabalho e para que ele conheça as funções e atribuições da secretaria em que atuará. “Eles assumirão o trabalho já conhecendo o que vão fazer”, explicou o diretor-geral da Secretaria da Administração, Bráulio Fleury. “O Estado fez poucos concursos nos últimos anos e houve, por outro lado, um grande número de aposentadorias. Ao mesmo tempo, trabalhamos com a informatização dos serviços”, disse.

TRANSPARÊNCIA

Os funcionários que reforçarão a estrutura da CGE terão um importante papel nos serviços de transparência e combate à corrupção, afirmou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. “Eles atuarão nas áreas de controle interno, no programa de compliance, de prevenção, monitoramento e de reação a qualquer irregularidade e desvio de corrupção. É um ganho primoroso para a administração”, afirmou.

PRESENÇAS

Participaram da solenidade os secretários da Administração, Reinhold Stephanes; e do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; e os deputados estaduais Élio Rush e Luiz Fernando Guerra.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: