Celebração de Ramos inicia ritos da Semana Santa

missa ramosA igreja católica realizou no último final de semana a Celebração de Ramos que marca o início dos ritos da Semana Santa em todo o mundo. Nas paróquias de Cianorte e da região a celebração foi marcada por procissão dos fiéis. Em alguns municípios, como Jussara e Terra Boa, após a procissão foi realizada missa campal.

A celebração de Ramos representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando o povo acolheu Cristo agitando ramos de oliveiras e palmeiras e gritos de Hosana e clamores da paixão. Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho – o símbolo da humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. Dias depois, o clamor do povo acabou condenando Jesus a morrer na Cruz.

Ao longo da Semana Santa, os católicos se propõem a uma reflexão e uma penitência mais intensa do período da quaresma em memória do sofrimento de Cristo, seguido dos ritos do tríduo pascoal.

Na próxima quinta-feira (17) as Paróquias de Cianorte e região realizam a Celebração da Ceia do Senhor, na qual são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés e a instituição do sacerdócio.

Após a celebração é iniciada a Vigília ao Santíssimo, que relembra os sofrimentos de Jesus que tiveram início com sua prisão. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo.

A vigília prossegue até a tarde de sexta-feira (18) quando é celebrada a Paixão e Adoração da Cruz, quando a Igreja recorda a morte de Jesus em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. O tríduo pascal se encerra no sábado (19), com a celebração da Vigília Pascal, que representa a espera dos cristãos junto ao sepulcro de Jesus até sua ressurreição.

Em Cianorte, o Santuário Eucarístico Diocesano Nossa Senhora de Fátima e as Paróquias Sagrado Coração de Jesus, Sagrada Família e São Vicente de Paulo realizaram as celebrações do tríduo pascal às 20 horas na quinta (17), às 15 horas na sexta (18) e as 20 horas no sábado (19).

TEATRO  – Além do tríduo pascal, os sacerdotes da Diocese de Umuarama, participarão na quarta-feira (16) da Missa dos Santos Óleos e de Renovação das Promessas Sacerdotais. A celebração, que é realizada em todas as dioceses do mundo uma única vez no ano, será realizada na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo em Umuarama e será presidida pelo Bispo Dom João Mamede Filho.
Assim como nos anos anteriores, o Grupo Teatral São Francisco de Assis fará, na Sexta-feira Santa, a encenação da peça teatral “Vida, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo”, a partir das 20 horas, no Ginásio de Esportes Tancredo Neves. O espetáculo busca levar a evangelização através da arte. A entrada é gratuita.

Texto: Juliano Secolo / Foto: Paróquia São Judas Tadeu

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Celebração de Ramos inicia ritos da Semana Santa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*