Campanha Setembro Amarelo conta com programação especial em Cianorte

Visando conscientizar a população e prevenir o suicídio, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, na manhã dessa segunda-feira (2), à campanha Setembro Amarelo. A abertura foi realizada em frente ao Paço Municipal Wilson Ferreira Varella e, além de servidores, secretários, convidados e munícipes que passavam pelo local, o prefeito Bongiorno também fez questão de acompanhar o evento. Criado em 2015, o movimento tem a proposta de garantir visibilidade à causa, que tem em 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

“Entendemos que o tema é muito amplo e que todas as pessoas passam por momentos que precisam de um alerta e de apoio, por isso, vamos envolver usuários e profissionais dos serviços, para que possamos atingir o máximo de pessoas com informações”, destacou o diretor da Secretaria de Saúde, Divonsir Sena.“Estimular a discussão sobre o assunto, pode ser a primeira forma de salvar uma vida”, completou a chefe da Divisão de Saúde Mental, Thaíse Dantas, que é responsável pela gestão das duas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), adulto e infantojuvenil.

“Devemos estar sempre atentos, pois é possível perceber e agir antes que o pior aconteça. Tenho certeza de que esses valorosos profissionais não conseguem sequer mensurar a quantidade de vidas que já salvaram com apenas uma conversa, um ouvir sem críticas. Aqui em Cianorte, nós levamos a sério a prevenção e consideramos que a informação é o nosso principal instrumento”, destacou o prefeito Bongiorno.

A ocasião também contou com a participação dos alunos da Rainha da Paz; uma mensagem da psicóloga do CAPS, Alexandra Araújo Nunes; uma sessão de alongamento, ministrada pelo instrutor técnico desportivo Rafael Zanzarini; uma apresentação musical do CAPSi, coordenada pelo pedagogo, Rodrigo Matias; e a distribuição de balões amarelos contendo mensagens positivas. A campanha Setembro Amarelo segue durante todo o mês no município com uma agenda repleta de atividades, como rodas de conversa com diversos públicos, panfletagens nas principais vias da cidade e atividades nos distritos de São Lourenço e Vidigal.

AGENDA

No próximo sábado (7), os pacientes dos CAPS participarão do desfile da Independência com faixas e cartazes de conscientização sobre a campanha. Já para o dia 23, está marcado o Cine Debate sobre saúde mental na universidade, no campus de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá (UEM), às 19h; no dia 28, as atividades serão de Inteligência Emocional para Crianças e a Ação “Posso te Ouvir?”, que se trata de uma escuta terapêutica e orientações sobre saúde mental durante o evento Justiça no Bairro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: