Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira

Primeira etapa, conforme determinação do Ministério da Saúde, prioriza crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e puérperas

Assim como em todo país, a Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira (10), em Cianorte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, que coordena as ações localmente, a primeira fase de imunização vai até 18 de abril e prioriza o atendimento de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes (em qualquer período da gravidez) e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). O serviço será prestado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive dos distritos, durante o expediente – 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Na segunda etapa da campanha, que vai de 22 de abril a 31 de maio, além do público da etapa inicial, serão atendidos nos mesmo locais os trabalhadores da área da saúde, professores em atividade em escolas públicas e privadas (mediante apresentação de declaração), portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica), adultos com mais de 60 anos e a comunidade prisional. Até o final da campanha, a meta do município é vacinar em torno de 22 mil pessoas.

“Para receber a vacina, lembramos aos adultos que é necessário apresentar os devidos documentos, como a identidade e a carteirinha de gestante. Também é essencial que não esqueçam a caderneta de vacinação das crianças”, alerta a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas. A dose é gratuita e protege os pacientes contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B. A mobilização especial, conhecida como o Dia D, será no dia 04 de maio em todas as UBSs, das 08h às 17h.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: