Caminhonete tem maior crescimento na frota

caminhonete01Cianorte tinha em torno de 45,8 mil veículos até outubro de 2012 e chegou a 49,1 mil em outubro do ano passado. O tipo que mais aumentou sua frota foi a caminhonete com 12% de um ano para o outro. Depois o automóvel com 8% de crescimento entre 2012 e 2013. E, por último, as motos com 5% de aumento. Do total hoje, 24 mil são carros, 15,7 mil são motocicletas e 5,2 mil são caminhonetes.

O crescimento na frota de caminhonetes reflete duas situações: o de forte região agrícola com os produtores comprando novas caminhonetes com o lucro das lavouras. E também a falta de vagas nas ruas da cidade. Como as caminhonetes são maiores em tamanho, acabam ocupando mais espaço nas vias e estacionamentos.

É comum ver nas ruas centrais veículos estacionados com parte para fora da área reservada para a parada (foto), uma vez que as vagas foram planejadas para automóveis pequenos. E isso também aumenta o risco de acidentes, já que os motoristas que trafegam pelas vias precisam desviar das caminhonetes paradas.

HABITANTE – Cianorte tem um veículo para cada 1,53 habitante, com um aumento de 3,3 mil veículos no último ano. Ou seja, é uma das maiores frotas paranaenses relacionadas com a população, compatível com cidades de maior porte que Cianorte.

Como é comum nos municípios em desenvolvimento, há cada vez mais veículos com menos pessoas dentro. E com um número crescente de caminhonetes, há redução de espaços nas vias e estacionamentos.

* Leia reportagem sobre redução na emissão de CNH em Cianorte.

Texto e foto: Andye Iore

Compartilhe: