BRASIL, UM CENÁRIO OTIMISTA PARA 2020

2019 nos surpreendeu, havia uma grande expectativa, algumas pessimistas, mas, muitas positivas, principalmente ao que tange a política e economia em nosso país. O Presidente Jair Bolsonaro assumiu a presidência do Brasil em um momento crítico de muita inconstância e instabilidade, um momento em que o país se encontrava desacreditado, principalmente no cenário internacional, havíamos perdido a credibilidade e confiança, e as medidas adotadas pelo novo presidente não agradou a todos, mas foi essencial para começar a escrever uma nova história para nosso país.

Ao assumir, Bolsonaro mudou toda a equipe de ministros e começou a enxugar os gastos da máquina pública, conseguiu aprovar algumas medidas impopulares, mas necessárias para o crescimento da economia do país, a maior delas, a Reforma da Previdência. As medidas tomadas desde a posse estão começando surtir efeito, nossa agricultura, indústria e serviços registraram crescimento, o consumo das famílias teve um leve aumento impulsionado pela queda de juros e pela liberação de até R$ 500 reais do FGTS, o setor de construção civil voltou a ser fonte de investimentos. Tivemos a diminuição das exportações seguido do aumento das importações.

Na Câmara dos Deputados o trabalho foi intenso, este ano voltei a assumir a presidência do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, onde realizamos três missões oficiais, uma em maio com a Ministra Tereza Cristina e comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para promover os produtos brasileiros no mercado japonês e incentivar a exportação de grãos, carnes bovina e suína e frutas tropicais, participei também da comitiva do Presidente Jair Bolsonaro que esteve presente no encontro da cúpula do G20, em Osaka, onde o Presidente presidiu a reunião do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e participamos de diversas reuniões bilaterais, uma delas com o Presidente, Donald Trump, dos Estados Unidos, e também com o 1º Ministro Shinzo Abe, onde discutimos a questão de livre comércio entre o Japão e o Mercosul e também a questão de abertura do projeto Tokutei Guino Kenchu, de estágio remunerado para os brasileiros, com possibilidade de residência de 3 à 5 anos, também conversamos sobre a questão dos yonseis.

Todas as reuniões foram muito produtivas e já estão trazendo resultados positivos para o nosso país. Em outubro tive a honra de ser convidado juntamente com o Presidente Jair Bolsonaro para participar da cerimônia de entronização do Imperador,Naruhito, foi uma ascensão magnífica repleta de tradição e significado, também chefiei a 46ª Missão Econômica, Empresarial e de Amizade Brasil-Japão, desta vez, com o intuito de promover a exportação de carne bovina e suína para o Japão, várias cooperativas paranaenses integraram nossa comitiva e tenho a certeza de que teremos bons resultados. Como Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão em conjunto com o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) e a deputada distrital Júlia Lucy (NOVO), presidi a Sessão Solene em Homenagem aos 111 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, a sessão contou com a participação do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada,  representantes de associações e entidades nipo-brasileiras, dos deputados membros do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, demais deputados, alunos, professores de escolas do Distrito Federal a apresentação do Coral Nipo Brasileiro do Distrito Federal. Tenho um grande compromisso com o relacionamento bilateral Brasil-Japão e promoção dos produtos brasileiros no mercado internacional.

Tenho trabalhado continuamente para o crescimento e desenvolvimento de nossa agricultura, este ano estou como 2º vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), também sou vice-presidente da região sul da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e dentre as atividades realizadas solicitei e presidi reunião da Comissão de Agricultura, na Expoingá, Feira Agropecuária de Maringá, solicitei e consegui aprovação do requerimento para implantar uma subcomissão permanente de pescados, ministrei palestra na OAB Maringá, sobre o agronegócio no cenário internacional, e realizei muitas outras atividades para promover nossa brilhante agricultura e pecuária.

Este ano também assumi a presidência da Frente Parlamentar em Defesa do Pescado e logo no lançamento da frente já nos deparamos com diversas questões que precisavam de atenção especial, realizamos Sessão Solene para homenagear os pescadores e debater as principais questões e demandas do setor. Algumas questões já conseguimos ter um resultado positivo, mas o trabalho está apenas começando, precisamos incentivar o consumo desta proteína que é mais saudável, e ainda pouco consumida no Brasil, temos condições de produzir mais e de ampliar nosso mercado interno e externo.

Posso dizer que o trabalho este ano foi muito positivo, principalmente no fomento ao crescimento econômico de nosso país, foi um ano de ajustes, que surtirão ainda mais resultados para 2020. Precisamos dar andamento as reformas da previdência, reforma administrativa e a reforma tributária, agilizar o pacto federativo, porque precisamos contribuir com o crescimento e desenvolvimento de nossos municípios, e continuar lutando contra a impunidade em nosso país. Acredito que o Brasil tem muito a ganhar com o trabalho certo, pautado em seriedade e honestidade, da minha parte como parlamentar vou continuar me empenhando em prol do crescimento e desenvolvimento do nosso país.

Deputado Federal Luiz Nishimori

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse