Brasil recebe comitiva de parlamentares japoneses

Uma comitiva de parlamentares japoneses, liderada pela presidente da Câmara dos Conselheiros, Akiko Santō, esteve no Brasil na última semana para estreitar as relações parlamentares entre Brasil e Japão.Dentre os compromissos agendados o Grupo participou de uma importante reunião no Senado Federal e de um Encontro na Embaixada do Japão no Brasil, o grupo foi acompanhado pelo Embaixador no Japão no Brasil, Akira Yamada.

No Senado a comitiva foi recepcionada pela senadora Leila Barros (PSB-DF) que recebeu o grupo na Presidência do Senado junto com os senadores Paulo Rocha e Acir Gurgacz. Os parlamentares conversaram sobre intercâmbio de tecnologia, o protagonismo do meio ambiente no debate político e as olimpíadas de Tóquio em 2020.

De acordo com Akiko Santo, na década de 1970, no Japão, era comum considerar desenvolvimento econômico e meio ambiente pautas não compatíveis. Nos dias atuais, segundo a senadora, a situação mudou e um parlamentar pode ter dificuldade de se eleger se ignorar a questão ambiental

“Atualmente estamos nos dedicando a essa questão de desenvolvimento de novas energias. Muitos consideram o Japão atrasado na questão ambiental, mas nós queremos ser um país líder nessa questão na Ásia e por isso estamos nos empenhando ao máximo no trabalho nessa área” explicou.

Na Embaixada do Japão o deputado federal Luiz Nishimori (PL-PR), Presidente do Grupo Parlamentar Brasil Japão, da Câmara dos Deputados solicitou a Presidente da Câmara dos Conselheiros, auxilio na questão do acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Japão, na questão dos yonseis, da liberação do estágio profissional para estrangeiros também para brasileiros, que permite a residência no pais de 3 a 5 anos. O parlamentar ressaltou a importância do grande sucesso da relação bilateral entre os dois países.

Fonte: Agência Senado

Compartilhe: