Avaliação do MEC confirma bom desempenho da rede pública estadual


Os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), confirmam o bom desempenho dos estudantes da rede pública estadual.

O Paraná está entre os nove estados que registraram notas acima da média nacional nas avaliações. No 9º ano do Ensino Fundamental em Matemática, o Paraná ficou em 2º lugar no Brasil.

Os índices do Saeb, junto com os dados de aprovação do Censo Escolar, compõem o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os resultados foram obtidos nas avaliações de 2017 no comparativo com os resultados do censo de 2015, já que a avaliação é feita pelo Governo Federal a cada dois anos.

Na classificação feita pelo Ministério da Educação o Estado do Paraná está entre os nove melhores colocados: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A secretária estadual da Educação, Lucia Cortez, disse que o bom desempenho dos alunos na avaliação nacional é reflexo dos resultados diagnosticados na avaliação estadual feita pela Secretaria. “Já tínhamos observado essa evolução com os resultados das provas do Saep, que foram comprovado agora com as provas do Saeb. É um processo contínuo que estamos trabalhando para seguir avançando e garantindo que o ensino e a aprendizagem na escola pública do Paraná esteja sempre colhendo bons resultados”, afirmou.

Os índices do Saeb para o Ensino Fundamental Anos Finais tiveram um aumento entre os anos de 2013 e 2017. No entanto, entre 2015 e 2017, este aumento foi mais significativo, uma vez que o desempenho nas escolas estaduais passou de 249,37 para 261,39, na disciplina de Língua Portuguesa, e de 254,24 para 262,83, em Matemática.

Em relação ao Ensino Médio, os dados mostram que os estudantes praticamente mantiveram o desempenho da última edição, aumentando de 266,42 para 266,43 em Língua Portuguesa e de 265,24 para 268,69 em Matemática.

Durante a divulgação dos resultados, o ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou a evolução da média paranaense no Saeb.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação externa em larga escala, feita a cada dois anos, que permite um diagnóstico da Educação do Brasil como um todo, fornecendo assim um indicador sobre a qualidade do ensino.

AVALIAÇÃO ESTADUAL

Desde 2013, a Secretaria de Estado da Educação faz a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep), que mede o desempenho dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Os resultados das avaliações contribuem para a elaboração de práticas e metodologias pedagógicas que contribuem com os avanços de aprendizagem na rede estadual de ensino.

A avaliação estadual das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática é aplicada em média a cerca de 250 mil alunos. “Com a avaliação, conseguimos avaliar o desempenho dos alunos e assim direcionar os trabalhos nas escolas para atender as principais necessidades e demandas”, disse a secretária Lucia Cortez.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Banner Edplants, Acesse