Audiência Pública da CCJ Cidadã da Alep é realizada na Câmara de Cianorte

Com a presença dos vereadores Dadá, Dirceu, Silvio e Victor; Cianorte é a primeira cidade do interior a receber esta iniciativa inédita, que tem por objetivo ouvir o cidadão paranaense. Sessão foi transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia

Com objetivo de ouvir o cidadão antes votar os projetos que poderão se tornar lei e mudar a vida e rotina dos paranaenses, bem como seus direitos e deveres. A Câmara Municipal de Cianorte sediou, na noite desta quinta-feira (17), a audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná, a mais importante comissão do órgão. Cianorte é a primeira cidade do interior a receber esta iniciativa inédita.

Ao todo, cinco perguntas foram realizadas pela plateia e debatidas pelas autoridades presentes, os assuntos que se destacaram foram: a duplicação da PR-323, principalmente, no trecho entre Cianorte e Maringá; melhorias na merenda escolar em Cianorte, com uma variedade maior e uma solução concreta para o problema da superlotação da Cadeia Pública de Cianorte. O deputado estadual e presidente da CCJ na Assembleia Legislativa do Paraná, Fernando Francischini (PSL), salientou, na oportunidade, que todas os questionamentos recebidos serão respondidos, em breve, via celular ou e-mail disponibilizados pelos solicitantes.

O anfitrião da audiência pública na cidade, o presidente da Câmara Municipal de Cianorte, Silvio Fernandes – Silvio do Pátio (MDB), agradeceu a presença das autoridades e da população e ressaltou a importância da participação popular. “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a presença do deputado estadual Fernando Francischini com o projeto CCJ Cidadã, em Cianorte, acompanhado do deputado Jonas. Os vereadores de Cianorte esperam que as demandas levantadas pelos vereadores e pela população de Cianorte e região sejam prontamente atendidas”, disse acompanhado dos vereadores Adailson Carlos Ignácio da Costa (Dadá), Dirceu Silveira Manfrinato, Victor Hugo Davanço e do prefeito em exercício de Cianorte, Beto Nabhan.

Francischini além de agradecer o presidente Silvio pela cessão da Câmara para realização da audiência pública, explicou a importância da CCJ e das sugestões da população. “Todos os projetos que são votados pelo plenário da Assembleia, para se tornarem leis, passam antes pela CCJ, que pode aprovar ou rejeitar um projeto antes de ele ir à votação por todos os deputados. Todas as sugestões coletadas em Cianorte, bem como em futuras audiências pelo estado, estão sendo registradas para que sejam discutidas na comissão, que é composta por 13 dos 54 deputados estaduais”, pontua.

O deputado estadual Jonas Guimarães (PSB), por sua vez, comentou sobre a questão do sistema carcerário de Cianorte. “Na inciativa pública, infelizmente, os procedimentos e trâmites são mais burocráticos, porém, em breve, a cidade terá a Delegacia Cidadã, algo já solicitado por todos, inclusive, pelo delegado da Polícia Civil de Cianorte e região, Jonas do Amaral”, explica.

“Em breve, as cidades de Foz do Iguaçu e Maringá receberão a CCJ Cidadã, pois é importante ouvir a realidade de outras regiões do estado, a fim de construir um estado e um país melhor”, finaliza Francischini.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes: o vice-prefeito de Jussara, Robison Pedroso da Silva; o vereador de Jussara, Simão Ferreira; o vereador de São Tomé, Jeferson Lopes dos Santos; a vereadora de Tapejara, Marisa Issa Rizk; o suplente de vereador de Cianorte, Dejair Barbosa Melo (pastor Dejair);o comandante do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Cianorte (8ª SGBI), major Adriano Alves de Souza; o comandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Cianorte (5ª CIPM), major Elisvaldo Balbino dos Santos; o delegado-chefe da 21ª Subdivisão de Policial Civil de Cianorte (21ª SDP), Dr. Jonas Eduardo Peixoto do Amaral; o coordenador dos escritórios regionais da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Jorge Neves; a chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Adriana Macedo Águila; o chefe da 26ª Ciretran de Cianorte, Maucir Marcuz; o chefe do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Emerson Tolentino de Matos; o presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Domingos Vela;a representante do Observatório Social de Cianorte, Luzia Previatti; o representante da Arearc, Luiz Fabiano Calderoni; o médico de Cianorte, Dr. Jorge Abou Nabhan; o cabo da Polícia Rodoviária do Estado do Paraná, Saulo da Rocha Pina; além de estudantes e população.

Fonte: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Cianorte / Fotos: Diego Fernando Laska (ASCOM/CMC) e Wallace Machado (ALEP)

Compartilhe: