Atletas do Geração Atletismo de Cianorte estão entre os 50 melhores do mundo

Três cianortenses estão entre os 37 atletas brasileiros – 29 homens e oito mulheres – presentes na lista dos 50 melhores do mundo na categoria sub-18 no Ranking Olímpico da World Athletics de 2020, segundo levantamento feito pela área técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que leva em consideração dois atletas por país nas provas individuais.

Destacaram no ranking os cianortenses Paulo Henrique Romualdo e Gustavo Cadan nos 110 metros com barreira, ocupam a 38ª e 39ª posição na modalidade, segundo o Ranking Olímpico da World Athletics, mas vale destacar que ambos ocupam, respectivamente, a vice-liderança e o 3º lugar da modalidade no Ranking Sulamericano. Além deles, outro cianortense, Rafael Fernandes se destacou nos 400 metros com barreira, ocupando a 43ª posição no Ranking Olímpico da World Athletics.

Os três atletas integram o Projeto Geração Atletismo em Cianorte, iniciado em 2014 e que ano a ano ganhando destaque na área esportiva. Coordenados pela professora Tamires Santos, os atletas cianortenses tem se destacado em várias competições. A última, por exemplo, foi Campeonato Brasileiro Sub 18 de atletismo, que aconteceu em Bragança Paulista (SP), no Cetro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) no mês de dezembro.

No evento nacional participaram 600 atletas de 102 clubes de 21 Estados. Entre eles havia doze atletas de Cianorte do Geração Atletismo que conquistaram marcas que os colocaram entre os oito finalistas em diversas provas da competição. Com isso a equipe cianortense conquistou a 12ª posição no quadro geral da competição.

A coordenadora do Geração Atletismo Tamires Santos, a presença dos alunos é entre os 50 melhores do mundo destaca a força do projeto, e reforça sua importância. “Fico feliz e emocionada em ver nossos atletas marcando presença num ranking mundial. Demonstra o bom trabalho que temos feito no Geração Atletismo, o Gustavo está comigo desde a categoria sub-14, há seis anos e o Paulo treina comigo há dois anos, e ambos apresentam um ótimo desemprenho, assim como o Rafael.”, destacou.

Atualmente conta da pandemia o projeto está apenas com o grupo aperfeiçoamento treinando, contando com cerca de 20 atletas. Mas em período normal o Geração Atletismo conta com a participação de cerca de 200 crianças e adolescentes. Segundo Tamires, neste ano de 2021, a intenção é estender o projeto levando polos de treinamento aos distritos de São Lourenço e Vidigal.

BRASIL

A Confederação Brasileira de Atletismo, também destaca que quatro brasileiros estão entre os 10 melhores, o que dá noção da força da nova geração do atletismo brasileiro, que conseguiu bons resultados, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia global do coronavírus. Gabriel Alves dos Santos (ASEMPAR-Paranavaí) é o 3º colocado nos 400 m com barreiras, Izaias Alves (AGUIAS Guariba) ocupa o 4º lugar nos 200 m e o 6º nos 100 m, Vinícius de Carvalho Alves (Orcampi) está em 4º nos 2.000 m com obstáculos e Gabriel Boza (Memorial) terminou em 5º no salto em distância. Izaias ainda é o 44º nos 400 m, com 48.64.

No feminino, as atletas mais bem colocadas são Arielly Kailayne Monteiro (Rondonópolis), a 15ª colocada no salto em altura, e Ana Luísa Couto (Orcampi), também 15ª no heptatlo. Ana Luísa, eleita a melhor atleta do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18, disputado em novembro, em Bragança Paulista (SP), terminou a temporada ainda em 17º lugar nos 100 m com barreiras e em 23º no salto em distância.

O bom desempenho no sub-18 ainda resultou classificação entre os 50 melhores no Ranking Olímpico Sub-20 de quatro atletas. Izaias está em 17º nos 200 m e 24º nos 100 m. Gabriel Boza é o 16º no salto em distância e Arielly é a 34ª no salto em altura, enquanto Ana Luísa aparece em 39º no heptatlo.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

LISTA DOS ATLETAS BRASILEIROS ENTRE OS 50 DO MUNDO

5 KM – MARCHA

Feminino

50º – Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo)

100 METROS

Masculino

6º – 100 m – Izaias Alves (AGUIAS Guariba)

15º – Diogo da Silva Pereira (ABDA)

100 METROS COM BARREIRA

Feminino

17º – 100 m c/barreiras – Ana Luísa Couto (Orcampi)

42º – 100 m c/barreiras – Daniele Campigotto (CAC)

110 METROS COM BARREIRA

Masculino

21º – Lucas Henrique de Souza (ITV)

38º – Paulo Henrique Romualdo (Geração Atletismo Cianorte)

39º – Gustavo Cadan (Geração Atletismo Cianorte)

41º – José Eduardo Mendes (INELUR)

200 METROS

Masculino

4º – Izaias Alves (AGUIAS Guariba)

400 METROS

Masculino

36º – João Henrrique Barros (ASPMP)

44º – Izaias Alves (AGUIAS Guariba)

400 METROS COM BARREIRA

Masculino

3º – Gabriel Alves Santos (ASEMPAR)

21º – José Darlan Souza (Sport Recife)

24º – Matheus de Castro (EMFCA)

34º – Leonardo Felipe Mendes (Corville)

43º – Rafael Fernandes (Geração Atletismo Cianorte)

Feminino

40º – Camille Cristina de Oliveira (Barra Bonita)

800 METROS

Masculino

24º – Thiago Henrique Lopes (CASO)

28º – Victor Carpeggiani (Balneário Camboriú)

2.000 METROS COM OBSTÁCULOS

Masculino

4º – Vinícius Alves (Orcampi)

ARREMESSO DE DARDO

Masculino

43º – Yuri Moreira Benites (Guarani/Kaiowá)

50º – Arthur Monteiro (IVL)

Feminino

48º– Stefani Beatriz Navarro (ASEMPAR)

ARREMESSO DE DISCO

Masculino

28º – Matheus Aparecido Barros (ASEMPAR)

48º – Juan Anding (Corville)

ARREMESSO DE PESO

Masculino

32º – Vinícius Darolt (ACARISUL)

34º – Rodrigo Trenhago (AABLU)

42º – João Marcelo Silva (APADA)

HEPTATLO

Feminino

15º – Ana Luísa Couto (Orcampi)

SALTO EM ALTURA

Masculino

25º – Roger Mateus Alves

38º – Eron de Araújo (APA-SP)

Feminino

15º – Arielly Kailayne Monteiro (Rondonópolis)

SALTO EM DISTÂNCIA

Masculino

5º – Gabriel Boza (Memorial)

33º – Marcos Chagas (RAIOS-GO)

36º – Matheus Barros (ASEMPAR)

36º – Gian Luca Silva (APA-SP)

Feminino

23º – Ana Luísa Couto (Orcampi)

SALTO TRIPLO

Masculino

28º – Felipe Cauã Campelo (AMORMED)

Feminino

28º – Beatriz Cristaldo (Foz de Iguaçu)

44º Mariana de Oliveira Muller (Corville)

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse